Logo agora?

Às vésperas de eleições, site para registro de pesquisas do TSE sai do ar

Ferramenta que dá transparência e fornece informação ao eleitor deixa de funcionar e não há previsão para o retorno

acessibilidade:
Desde ontem (27), nenhum eleitor pode ser preso ou detido “salvo flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto”, Foto: Agência Brasil/Reprodução

Uma importante e necessária ferramenta democrática esbarra, desde a última quarta-feira (7), em um entrave “sem previsão” para acabar, segundo alega o portador do problema. O portal de registro de pesquisas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) saiu do ar com as Eleições 2020 batendo à porta.

Desta forma, os institutos de pesquisa ficam impedidos de registrarem seus levantamentos, passo necessário para dar legalidade ao estudo. Considerando que o momento prévio à ida dos eleitores às urnas é decisivo para a escolha de um candidato, a falha no sistema do TSE é uma perda irreparável.

Procurado pela reportagem do DP, o órgão informou que o problema ocorreu em função de atualizações no sistema de dados do TSE e que não há data para que o pleno funcionamento da ferramenta seja restabelecido.

O TSE informou ainda que o usuário do serviço pode tentar abrir o link em uma nova janela de navegação, ação que pode garantir o funcionamento como ocorreu com a equipe do TSE. A reportagem efetuou todos os testes sugeridos e nenhum obteve sucesso.

Dada a escassa informação fornecida pelo tribunal eleitoral, o sistema segue inatingível pelos usuários fora das dependências do TSE.

Sugere-se ao eleitor que busca transparência e aos usuários da plataforma que almejam o registro de seus levantamentos buscar a Ouvidoria do órgão para retirar suas dúvidas ou ainda protocolar uma queixa sobre o problema. O contato pode ser feito via internet, por meio de um formulário eletrônico ou pelos números:

  • (61)3030-7357 (das 8h às 12h);
  • (61) 3030 7575 ou 3030 7576 (das 8h as 14h) e
  • (61) 3030 7579 ou 3030 7578 (das 13h as 19h)

 

Reportar Erro