no pior momento da pandemia

Aras pede que STF suspenda restrições contra realização de atividades religiosas

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, quer que a Corte suspenda decretos estaduais de restrição

acessibilidade:
Procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Pedro França/Agência Senado
Procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Pedro França/Agência Senado

Augusto Aras, Procurador-Geral da República, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (31) que os decretos estaduais e do Distrito Federal que proíbem a celebração de atividades religiosas sejam suspensos.

O pedido foi motivado por uma ação do PSD que questiona legalidade do decreto do governador João Doria que restringiu a realização de missas, cultos e demais atividades religiosas coletivas no estado de São Paulo.

Para Aras, Doria editou um decreto inconstitucional que atenta contra o direito fundamental à liberdade religiosa e da manifestação de cultos religiosos. Desta forma, este e outros decretos que restrinjam a realização de atividades deverão ser suspensos pelo STF.

O requerimento de Aras ocorre no pior momento da crise sanitária da Covid-19 no país, com números recordes de mortes diárias e com o sistema de saúde entrando em colapso. Além do Distrito Federal, outros 17 estados superaram 90% de ocupação em leitos de UTI, segundo aponta relatório da Fiocruz.

 

Reportar Erro