Virada no Estado do Rio

Apoio de Bolsonaro reverteu eleição em São Gonçalo (RJ), mas foi por pouco

Após chegar em 2º lugar no primeiro turno, Capitão Nelson vence com 50,79% dos votos

acessibilidade:
Capitão Nelson (Avante), prefeito eleito de São Gonçalo (RJ).

Contando com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última semana da campanha, o deputado estadual e ex-policial militar Capitão Nelson (Avante) virou a disputa na segunda maior cidade do Rio e derrotou o PT em São Gonçalo, na região metropolitana.

O município com mais de 1 milhão de habitantes é marcado pelo papel de “cidade dormitório” e pelo grande contingente de evangélicos —que já chegava a 32,5% da população, de acordo com o Censo de 2010.

Capitão Nelson recebeu 50,79% dos votos válidos (189.719 eleitores), enquanto seu adversário somou 49,21% (183.811 eleitores).

No primeiro turno, Dimas Gadelha (PT) liderou com folga a disputa —com 31,3% dos votos, contra 22,8% de Capitão Nelson.

Em São Gonçalo, bo segundo turno, as abstenções somaram 223.352 eleitores ou 33,65% do eleitorado. Neste pleito, foram 84,80% votos válidos, 4,13% brancos e 11,07% nulos. A apuração se encerrou às 19h21.

“Devo isso tudo à minha família, aos meus amigos, à minha equipe maravilhosa e a todos que me apoiaram até aqui. Que orgulho que tenho da minha cidade! Que orgulho que tenho de ser gonçalense! Saio desta campanha vitoriosa de cabeça erguida e com disposição de honrar cada voto que me foi confiado. São Gonçalo tem jeito e o gonçalense fez a escolha certa. Eu vou provar que todos os votos em mim confiados foram acertados. Vamos juntos, construir a São Gonçalo que queremos”, assegurou Capitão Nelson, em discurso emocionado.

Bolsonaro apresentou uma lista de seis candidatos que mereceram seu apoio, no segundo turno, mas apenas três deles foram eleitos, incluindo Capitão Nelson.

Reportar Erro