Até o início de julho

Apesar dos problemas, GDF garante que a Torre Digital será reaberta

GDF garante que a torre será reaberta até o início de julho

acessibilidade:

Apesar dos graves problemas na Torre de TV Digital apontados pelo Tribunal de Contas do DF, o governo garante que o ponto turístico será reaberto até o início de julho. A estimativa é do diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Márcio Buzar. Segundo ele, já está em fase final, sem qualquer custo extra para os cofres públicos, a correção dos problemas apontados pelo TCDF.

Com base em estudo técnico elaborado pela unidade de engenharia do grupo Falcão Bauer, sediado em São Paulo, Buzar garantiu que o monumento não apresenta defeitos que possam comprometer sua estrutura. Afirmou também que o sistema de combate a incêndio do local passou por reparos e está pronto para ser vistoriado pelo Corpo de Bombeiros Militar. "Toda obra especial pode apresentar algum problema imediato, que não é de grande relevância", explicou Buzar.

A Novacap, encarregada de fiscalizar e gerir as obras da Torre de TV Digital, afirmou que concluiu o projeto executivo de acessibilidade, que inclui a construção de rampas e sinalização. Segundo Buzar, esses serviços podem ser realizados mesmo após a reabertura do espaço projetado por Oscar Niemeyer.

Correções
Segundo a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), proprietária da estrutura, a maioria das imperfeições apontadas pelo TCDF foi sanada pelo consórcio que construiu a torre. “A infiltração de água foi contida, e o sistema de ar-condicionado totalmente reparado. O forro recebeu nova pintura e teve as placas de gesso defeituosas substituídas. Além disso, está em andamento a substituição dos trechos de concreto trincado ao redor do espelho d'água”. De acordo com a Novacap, antes da notificação do TCDF, esses problemas já haviam sido detectados pela companhia em inspeções rotineiras.

A obra será inspecionada, em conjunto ou separadamente, pelas equipes de fiscalização da Novacap, da Agência de Fiscalização e da Defesa Civil.

Vencidas essas etapas e concluídas as obras de acessibilidade, a Terracap fará o exame final das condições da Torre de TV Digital para que o empreendimento, fechado desde 4 de outubro de 2013, seja reaberto definitivamente.

Notificada oficialmente pelo TCDF na sexta-feira (22), a Novacap vai prestar os esclarecimentos solicitados até esta terça (26). (Informações Agência Brasília)

Reportar Erro