aliado no combate

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra Covid usado por Trump

Combinado de medicamentos deve ser utilizado nos hospitais na fase inicial da doença

acessibilidade:
Navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos e o navio Costa Diadema, em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de covid-19. Foto: Anvisa/Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial de um combinado de medicamentos utilizados no tratamento da Covid-19. A partir desta terça-feira (20), podem ser utilizados no país o coquetel à base de imdevimabe e casirivimabe, conhecidos por REGN-COV2, o mesmo usado por Donald Trump.

O medicamento será utilizado em hospitais e sua aplicação ocorre de forma invasiva, acesso venoso. A comercialização é restrita à população. Ele também é indicado somente em casos leves e moderados.

O coquetel é indicado para a fase inicial da doença entre pessoas acima de 12 anos de idade e com peso corpóreo maior que 40 quilos. Ele deve ser administrado a pacientes que não precisem de suplementação de oxigênio em decorrência da infecção do novo coronavírus.

O uso do medicamento não deve ser empregado em pacientes com quadros agravados da Covid, segundo alerta a Anvisa. “Anticorpos monoclonais como casirivimabe e imdevimabe, podem estar associados a piora nos desfechos clínicos quando administrados em pacientes hospitalizados com Covid-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica”.

O combinado de medicamentos já foi aprovado nos Estados Unidos, pela agência FDA, também na Suíça e Canadá, além de ter sido recomendado pela agência europeia de medicamentos (EMA).

 

 

Reportar Erro