fabricação Fiocruz

Anvisa informa não haver casos de coágulos supostamente ligados à vacina de Oxford

Países europeus suspendem o uso da vacina da AstraZeneca por suspeita de casos de trombose

acessibilidade:
Os agendados podem receber a segunda dose a partir de quarta-feira (8) Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, nesta segunda-feira (15), que não existem registros da ocorrência de coágulos, formadores de trombose ou embolia, ligados à aplicação da vacina de Oxford, produzida em parceria com a Fiocruz, no Brasil.

De acordo com a Anvisa, cinco casos suspeitos de tromboembolismo são investigados após a imunização, mas ainda não existe “correlação estabelecida entre o uso da vacina Fiocruz/Astrazeneca”, diz comunicado oficial da Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.

O documento também afirma que mais de 2,8 milhões de brasileiros já foram vacinados com este imunizante e que o lote suspeito de causar problemas sanguíneos relatados na Europa, o ABV5300, é fabricado exclusivamente pela Astrazeneca não foi comprado pelo país. No Brasil, a produção é realizada pela Fiocruz, por meio de insumos importados da Serum Institute of India.

A ocorrência de coágulos fez com que 16 países europeus suspendessem a utilização da vacina de Oxford/Astrazeneca até que as investigações para determinar as causas dos problemas sejam identificadas. Apesar do possível efeito colateral, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendam o uso do imunizante.

 

Reportar Erro