Dia do Consumidor

ANP multa dois postos do DF em primeiro dia de ações de fiscalização

As autuações foram por aferição irregular e por inexistência/inconformidade no painel de preços

acessibilidade:
Projeto de Ibaneis reduz ICMS de combustíveis de 28% para 25%. Foto: Reprodução

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou nesta segunda (11) uma operação de fiscalização em postos de combutíveis no Distrito Federal. A ação faz referência ao Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta (15), último dia da operação.

Neste primeiro dia de fiscalização, a agência fiscalizou apenas quatro postos. Dois deles foram autuados: um por aferição irregular e outra por inexistência/inconformidade no painel de preços.

Segundo a ANP, durante esta semana, em todo o país serão fiscalizados cerca de 500 postos de combustível e de revenda de gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.

No ano passado, dos cinco postos fiscalizados pela ANP, quatro foram autuados por questões administrativas. Ao todo, a capital conta com 322 postos de combustível.

Em janeiro deste ano, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) notificou 30 postos por prática de preços abusivos.  O valor dos combustíveis na capital subiu rapidamente após bandidos furarem o oleoduto que abastece a capital. O abastecimento precisou ser interrompido, mas a Transpetro negou qualquer risco de desabastecimento no DF por conta do ocorrido.

Reportar Erro