Rede municipal

ANDES apoia decisão do presidente do TJRJ sobre volta às aulas presenciais no Rio

Para Buhatem, a decisão corrige um excesso provocado por um ativismo judicial exacerbado

acessibilidade:
Marcelo Buhatem, presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes).

O presidente da Associação Nacional de Desembargadores (ANDES), Marcelo Buhatem apoia a retomada das aulas presenciais na rede municipal do Rio de Janeiro.

Para Buhatem, a decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira corrige um excesso provocado por um ativismo judicial exacerbado. “O Judiciário pode muito, mas não pode tudo. Não é compreensível que decisões de tribunais simplesmente ignorem a competência de prefeitos e governadores, bem como os estudos realizados que fundamentam as medidas de flexibilização, como a retomada das aulas presenciais. Felizmente, essa decisão corrigiu esse equívoco”.

Ele observa que têm sido frequente liminares de juízes que vão contra decisões de prefeitos e governadores em manter medidas flexibilização na pandemia. Buhatem lembra que o próprio Supremo Tribunal Federal já se pronunciou que cabem ao prefeito e ao governador decidirem sobre esse tema.

Ainda assim, o presidente da ANDES alerta que possíveis críticas à atuação do Judiciário não justificam ataques a sua credibilidade. Ele defende que a democracia brasileira é sólida e longa, mas não pode aceitar assaques aos Poderes, tampouco a instituições igualmente sólidas. “A Internet deu palco a aproveitadores e covardes anônimos de última hora, que sequer têm coragem de mostrar os verdadeiros nomes e faces”, critica.

Reportar Erro