Anatel registra mais de 1000 reclamações de serviços de internet
A maior parte das reclamações foram a respeito do serviço de banda larga fixa
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou mais de 1000 reclamações dos serviços de internet prestados pelas operadoras de telefonia nos quatro primeiros meses de 2022, 1087 reclamações foram feitas a respeito de banda larga fixa, já outras 204 foram com relação a internet móvel de aparelhos celulares pré pago ou pós pago.
Problema enfrentado pela jornalista Julyerme Darverson, que após duas ocorrências resolveu mudar de operadora. “Além da troca de operadora, fiz a reclamação na Anatel para que a agência tivesse ciência do que estava acontecendo com minha antiga operadora para que alguma providencia pudesse ser tomada.”
O advogado trabalhista Rafael Brasil defende que o consumidor que esteja com uma situação de precariedade no fornecimento de internet deve fazer a reclamação e fazer valer os direitos.
“O primeiro passo é registrar uma reclamação diretamente na operadora e é muito importante anotar todos os números de protocolo. Depois disso, ele pode registrar uma reclamação na Anatel e nesse caso será preciso informar os números de protocolo que foram anotados anteriormente”.
O advogado ressalta que caso os consumidores não tenham uma resposta da operadora e não estejam satisfeitos com os serviços que estão sendo prestados podem romper o contrato, mas com algumas observações.
“Caso o serviço não seja restabelecido poderá romper o contrato por culpa do fornecedor sem prejuízos e sem arcar com possíveis multas de fidelidade. Caso ele tenha sofrido algum transtorno ou algum prejuízo financeiro ou algum transtorno a nível moral ele deverá procurar um advogado ou uma advogada de confiança para ingressar com uma ação judicial.”
Outra alternativa para o consumidor é registrar a reclamação na plataforma do consumidor.gov.br, que é uma plataforma do governo federal.