Operação Libertação

PF resgata menina prostituída por garimpeiros em Terra Yanomami

Adolescente de 15 anos teria sido cooptada em rede social e passou mais de 20 dias na região de garimpo ilegal, em Roraima

acessibilidade:
Operação Libertação encontrou adolescente de 15 anos sendo explorada pela prostituição durante patrulhamento em rio de Roraima. Foto: Divulgação PF

Na sequência de ações da Operação Libertação, a Polícia Federal resgatou, na noite de ontem (14), uma adolescente cooptada para prostituição em área de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A menina de 15 anos foi encontrada em embarcação com outras mulheres, durante patrulhamento no Rio Mucajaí, em Roraima.

A PF relatou que a mãe da adolescente havia comunicado seu desaparecimento à Polícia Civil de Roraima, em 12 de fevereiro. E ficou sem notícias da menina que teria passado mais de 20 dias na região de garimpo ilegal.

Os policiais federais que investigam a violência sofrida pela adolescente ainda apuraram que as mulheres que estavam na embarcação com a menor também teriam sido cooptadas por agenciadores para se prostituírem no garimpo.

A adolescente contou à PF que teria embarcado para o garimpo ilegal em um voo, no dia seguinte após ter recebido pelas redes sociais uma proposta para ser cozinheira dos garimpeiros. E nesta viagem é que a menina teria conhecido as outras quatro mulheres.

A operação contou com a participação do Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública, Funai e PRF. E investiga uma organização criminosa que explora mulheres e adolescentes para se prostituírem nas áreas de garimpo de Roraima.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.