Socorro às empresas

Senador Rodrigo Cunha tenta destravar crédito para empresas, com ‘Emprestômetro’

Ferramenta virtual foi proposta ao Sebrae e deve monitorar a concessão de empréstimos

acessibilidade:

As reclamações de empresários de dificuldades para acessar crédito para que seus negócios sobrevivam à crise relacionada à pandemia do novo coronavírus levaram o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) sugeriu a criação o “Emprestômetro”. A ferramenta virtual deve ser lançada em parceria com o Sebrae deve monitorar a concessão de empréstimos ao setor empresarial e tentar superar os entraves desta relação com as instituições bancárias.

O senador alagoano expõe preocupação especial com as pequenas e micro empresas, que precisam urgentemente de fomento neste momento. E oferece o Emprestômetro como monitor da chegada de recursos do Governo Federal para estes pequenos negócios, bem como sua utilização.

“Temos recebido muitas queixas dos empresários neste momento de tantas dificuldades. Dados do próprio Sebrae informam que só 30% das empresas têm conseguido acessar o crédito de que precisam. O Emprestômetro é uma forma de acompanhar o dinheiro disponível e ajudar as empresas a botarem as mãos nos recursos que estão sendo disponibilizados pelo governo”, explicou o senador Rodrigo Cunha, por meio de sua assessoria de imprensa.

A ideia é que a ferramenta seja implementada pelo Sebrae juntamente com o Banco Central, o Ministério da Economia e os bancos públicos. A sugestão foi encaminhada pelo senador Rodrigo ao superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, para que seja criado um grupo de trabalho para executar essa ação.

Outra sugestão de Rodrigo é que o Sebrae realize um mutirão de atendimento aos micro e pequenos empresários, fazendo a ponte com os bancos públicos.

O senador prevê que o Emprestômetro também conte com o envolvimento da Fecomércio, da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas, da Federação das Indústrias de Alagoas e da Federação das Associação Comerciais de Alagoas.

Reportar Erro