Novo gás em Maceió

Rui Palmeira exclui o PR e reforça o PP e o PSDB, ao empossar novos secretários

Ib Brêda volta à Câmara e Eduardo Canuto faz caminho inverso, com Mac Lira assumindo nova missão

acessibilidade:
Rui Palmeira empossa novos secretários. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Em uma solenidade que marcou a saída do PR da administração tucana, o prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira (PSDB), empossou o vereador Eduardo Canuto (PSDB) no cargo de secretário de Governo, e Mac Lira como secretário de Infraestrutura (Seminfra), na manhã desta terça-feira (12). As mudanças fortalecem a presença tucana no controle da articulação política do prefeito e reforçam a aliança do prefeito com o Progressistas (PP) presidido em Alagoas pelo ex-senador Benedito de Lira, que é pai do deputado federal Arthur Lira e padrasto do vice-prefeito Marcelo Palmeira, ambos do PP.

A mudança na Infraestrutura resulta da saída do do também vereador Ib Brêda (PR) do comando da pasta, em decorrência da aliança do presidente do PR em Alagoas e ex-ministro dos Transportes Maurício Quintella com o governador Renan Filho (MDB), rival do prefeito. Quintella se tornou secretário de Infraestrutura do Estado de Alagoas em fevereiro, após perder a eleição para senador em 2018 e ficar sem o cargo de deputado federal.

Ao nomear o vereador que liderou a bancada do prefeito durante seis anos na Câmara para coordenar a articulação política na Secretaria de Governo, Rui Palmeira também informou que o vereador Samyr Malta (PTC) assumirá a nova liderança de sua administração ainda nesta semana. E afirmou que as mudanças no governo fazem parte de um processo natural da política, na reta final de seus últimos dois anos do segundo mandato na Prefeitura de Maceió.

“Fico feliz de contar com o Canuto na Secretaria de Governo, que certamente vai nos ajudar bastante na relação com a Câmara. Ele tem a experiência de ter sido o líder do governo durante seis anos. O coronel Bolivar tem uma experiência muito grande na parte operacional da PM e vai colaborar com a Semscs e também o Mac Lira na Seminfra”, disse o prefeito.

Apesar da exoneração de Ib Breda, o vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP) e o próprio Rui Palmeira destacaram que as mudanças significam um momento de reoxigenação na gestão, mas garantiram que o ex-secretário da Infraestrutura continua na base aliada ao prefeito, na Câmara de Maceió.

“Aproveito para agradecer de coração ao vereador Ib Brêda pelo trabalho desempenhado como superintendente de Iluminação e como secretário de Infraestrutura. Uma pessoa extremamente dedicada que fez um grande trabalho e vai continuar nos apoiando, agora, no Legislativo Municipal”, disse Rui Palmeira.

Eduardo Canuto comparou sua nova missão ao trabalho que já vinha fazendo como líder do governo no Legislativo. E espera deixar legado para os quase dois anos que restam no mandato de Rui Palmeira.

“Temos um único governo municipal e é isso que quero traduzir, que as diversas pastas façam um trabalho conjunto, que tenham metas, definam de forma propositiva um calendário municipal. Temos dois anos para deixar um legado nessa gestão. Tenho com o Rui um diálogo muito forte e tenho certeza que podemos contribuir”, disse Canuto.

Rui Palmeira empossou Mac Lira para nova missão na Infraestrutura de Maceió. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Revitalização de Maceió

O secretário Mac Lira deixa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) para assumir a Seminfra e foi elogiado pelo prefeito como um grande gestor na habitação municipal. O gestor é indicado pelo PP do vice-prefeito Marcelo Palmeira e do deputado federal Arthur Lira, sigla presidida em Alagoas pelo ex-senador Benedito de Lira.

“[Mac Lira] passará agora à Infraestrutura com uma missão importante que é colocar os investimentos do financiamento com o CAF nas ruas. Esse é o nosso grande desafio”, disse Rui Palmeira, se referindo à injeção de cerca de R$ 270 milhões no Programa Revitaliza Maceió, captados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Seguimos com o mesmo espírito de equipe, entendendo que a Prefeitura é uma só e que a gente precisa dessa interação em todas as pastas, para que possamos dar uma cidade melhor para o maceioense”, disse Mac Lira, em seu discurso de posse.

Na solenidade realizada no auditório da Prefeitura de Maceió, no bairro de Jaraguá, o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ênio Bolivar, também foi apresentado, após 23 dias no cargo. O novo secretário prometeu dar sequência ao reordenamento urbano da capital e capacitar guardas municipais.

“Queremos valorizar, capacitar e fazer com que a Guarda Municipal seja referência nacional. No convívio social tem muita coisa a ser feita, principalmente o reordenamento do Centro, da orla da capital e o Tabuleiro do Martins, toda essa parte que envolve comércio, ambulantes, fiscalização, alvarás de funcionamento. Queremos dar uma repaginada nisso, sempre de forma ordeira e pacífica, fazendo com que as pessoas entendam que é o melhor para o cidadão e para a cidade”, disse Bolivar. (Com informações da Secom Maceió e Gazetaweb)

Reportar Erro