Tensão em Alagoas

PP ainda exige apoio do PSDB a Collor para disputa ao Governo de Alagoas

Cúpula tucana discute exigência que foi tratada como condição para aliança com Alckmin, que anunciou vice do PP

acessibilidade:
Senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello - Foto: Divulgação Facebook

O PSDB segue resistindo à exigência da direção nacional do Partido Progressista (PP) pelo apoio tucano ao nome do senador Fernando Collor (PTC-AL) para o Governo de Alagoas. A cobrança é resultado da ausência de um palanque competitivo em Alagoas para combater a família Calheiros e garantir maiores chances para os projetos de reeleição do senador Benedito de Lira e de seu filho e deputado federal Arthur Lira, líderes nacionais do PP.

Para melhorar o cenário para a reeleição de Benedito, o PP chegou a cobrar não apenas o apoio a Collor, mas também o veto à candidatura do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL) ao Senado. Mas já admite conviver com o jovem tucano que ameaça as candidaturas do pai de Arthur Lira e de Renan Calheiros.

A cobrança ao PSDB prossegue nesta reta final das convenções, apesar de a senadora Ana Amélia (PP-RS) ter aceitado o convite dos partidos do Centrão para ser vice do ex-governador Geraldo Alckmin, na disputa pelo Palácio do Planalto.

Líder do PP na Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira negou que ele ou seu pai tenham exigido apoio ou veto a qualquer das opções para seu grupo político em Alagoas. Mas admite que o PP Nacional cobra o cumprimento do compromisso tucano de ter uma chapa forte em Alagoas, para um embate contra a reeleição do governador Renan Filho (MDB).

A questão foi tratada como condição para manutenção da aliança do PP com Alckmin. E a proposta já havia sido vetada pela Executiva Nacional do PSDB. Mas a insistência no pleito do PP levou a cúpula tucana a se reunir nesta sexta (3), em Brasília (DF), com a presença do ex-presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho, que votou contra o apoio a Collor.

Depois de algumas alternativas frustradas, após o prefeito de Maceió Rui Palmeira não topar ser a opção do PSDB para o Governo de Alagoas, o partido tucano pretende lançar o vereador de Maceió, Eduardo Canuto (PSDB), na disputa contra Renan Filho. Rui preside o PSDB em Alagoas e prometeu levar à direção nacional de seu partido a proposta de candidatura de Collor, feita na última quarta (1º).

A movimentação reforça a importância de Alagoas, o segundo menor estado do Brasil, para a política nacional. Mas não explica o motivo de a unidade da federação ainda ostentar muitos dos piores indicadores sociais e econômicos do Brasil.

Reportar Erro