Só Lula pode

Petistas expulsam militante por elo com ‘governo golpista’ de Alagoas

Corrente do PT pune militante por entrar no governo Renan Filho

acessibilidade:
Gilberto Coutinho foi rejeitado por virar assessor do governador que foi anfitrião de Lula há oito meses (Fotos: Blog do Cadu e Ricardo Stuckert-Instituto Lula)

A Democracia Socialista (DS) do Partido dos Trabalhadores (PT) não esboçou nenhuma manifestação pública, quando seu maior líder, o ex-presidente Lula, elogiou o senador Renan Calheiros e o governador de Alagoas Renan Filho, ao ter os líderes do MDB como seus anfitriões na caravana que passou pelo Estado em agosto de 2017. Mas, nesta quinta-feira (10), a corrente ideológica decidiu expulsar o militante Gilberto Coutinho, porque este aceitou ser nomeado pelo governador alagoano como assessor executivo de gestão interna do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), no último dia 04.

Segundo a nota publicada pela DS, o ex-superintendente do Incra em Alagoas não poderia integrar o que chamou de “governo golpista” de Renan Filho, porque afronta decisões do 6º Congresso do PT e da DS, tomadas em novembro de 2017.

Coutinho obteve o aval do Partido dos Trabalhadores de Alagoas, que realizou congresso no último sábado (5) e aprovou, por 120 votos contra 68, liberar uma “aliança ampla” com o governo Renan Filho, acusado de apoiar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff por se manter no MDB do presidente Michel Temer.

Mas a nota não cita a liberação da “aliança ampla” que abraça o MDB chamado de “golpista”, em busca de cargos no governo de Renan Filho e de um palanque para a eventual campanha de Lula, em Alagoas.

Gilberto Coutinho disse ao Diário do Poder que não vê o MDB de Alagoas como golpista e que vê o governo Renan Filho e o senador Renan Calheiros como “aliados na luta em defesa da democracia e da nação que será travada nas próximas eleições”. Veja seu posicionamento completo ao final da matéria.

A reportagem também abriu espaço para o governador Renan Filho comentar o caso, mas não houve respostas.

Leia a nota completa da corrente ideológica do PT:

Nota pública da DS contra aliança com golpistas

Gilberto Coutinho militou durante os últimos anos na tendência interna do PT – Democracia Socialista. Hoje fomos informados pela imprensa que aceitou função no Governo do Estado de Alagoas, governado pelo PMDB. Após confirmar com o próprio a veracidade dos fatos, declaramos que frente a esta atitude que afronta as decisões do 6º Congresso PT e da DS, reproduzidas abaixo, Gilberto Coutinho se coloca fora da militância da nossa corrente.

Em 03.11.2017 decidimos e publicamos:

No 6° Congresso Nacional do PT definimos:
“A política de alianças, incluindo as coalizões eleitorais, deve aglutinar quem partilhe de uma perspectiva anti-imperialista, anti-monopolista, anti-latifundiária e radicalmente democrática. Aponta para um governo encabeçado pelo PT, Lula presidente, com partidos, correntes e personalidades que estabeleçam compromisso programático dessa natureza. A consolidação de uma esquerda anti-sistema, com clara identidade de projeto, constitui elemento central de nossa orientação política.”

A DS teve imenso papel na construção das resoluções do 6° Congresso e tem enorme responsabilidade em defendê-las. Precisa estar unida nesse combate.

Em Alagoas, assim como em outros Estados, é preciso reconstruir o PT com independência de classe, ao lado dos movimentos sindicais e populares, com programa e alianças de esquerda. Para a DS, petista não vota em golpista, não apoia governos golpistas e não participa de governos golpistas.

Grupo de Trabalho Nacional da Democracia Socialista

Em 25 de novembro de 2017 a este posicionamento agregamos:

Lutaremos em todos os espaços para que o PT defina este posicionamento. Na hipótese de derrota, continuaremos a disputar publicamente essa posição em nome do 6º Congresso do PT e deliberamos, ainda que seja óbvio, que nenhum militante da DS participará de governo golpista.

Grupo de Trabalho Nacional da Democracia Socialista

Veja o posicionamento de 

de Gilberto Coutinho:

Vivemos tempos sombrios. A presidente Dilma Roussef foi derrubada por um Golpe de Estado, e o ex-presidente Lula (primeiro colocado em todas as pesquisas) está preso num processo fraudulento e sem provas. O Brasil vive uma semi-ditadura, onde os grandes bancos e a Grande Midia se utilizam do poder judiciario para impor ao povo politicas de desmonte do patrimônio público, ataques a democracia e aos direitos sociais.

Para enfrentar o perigo de um futuro governo fascista ou de extrema direita e necessário a construção de uma ampla frente política com os setores que se contrapõem de alguma forma ao governo golpista de Michel Temer e que discordam das atitudes antidemocráticas e inconstitucionais do Poder Juciário brasileiro. O governador Renan Filho se colocou contra o impeachment da Presidente Dilma, contra a perseguição e prisão ilegal do ex presidente Lula e tem demonstrado apoio à candidatura de Lula em 2018. Assim não considero o PMDB de Alagoas como golpista, antes pelo contrario, vejo o governo Renan Filho e o senador Renan Calheiros como aliados na luta em defesa da democracia e da nação que será travada nas próximas eleições.

Reportar Erro