Mais de 200 vagas

Rui analisa pedido de Nonô por concurso e contratação de OSS para Saúde de Maceió

Carência é de 162 médicos, clínicos e especialistas, mais 50 auxiliares de saúde bucal

acessibilidade:
Prefeito Rui Palmeira com o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O secretário de Saúde de Maceió (AL), José Thomaz Nonô, encaminhou ao prefeito Rui Palmeira (PSDB) uma solicitação de autorização para realizar concurso público para suprir a carência de profissionais de saúde da rede municipal. E também entregou, na última sexta-feira (22) o pedido de autorização para realizar o processo seletivo das Organizações Sociais de Saúde (OSS) para gerenciar serviços da atenção básica e especializada na capital alagoana.

No ofício, o secretário anexou documentos que comprovam a gravidade e urgência diante da carência de profissionais médicos e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB´s) – fato que tem deixado precário o atendimento à população.

De acordo com o chefe da pasta, a carência hoje na Saúde é de 162 médicos, entre clínicos e especialistas. E o trabalho dos cirurgiões-dentistas está sendo comprometido pela falta dos ASB´s – uma necessidade atual de 50 auxiliares.

“Tivemos que recorrer ao prefeito com esse pedido porque há anos não ingressam esses profissionais nos quadros da secretaria, muitas aposentadorias surgiram, além de algumas medidas que aumentaram expressivamente a demanda, como a expansão da Rede, construção de onze novas Unidades de saúde, reforma de 48 UBS, a otimização do PAM e o funcionamento de 106 cadeiras de dentistas. Enfim, certamente será um grande avanço para Saúde de Maceió”, explicou Nonô.

Quanto a contratação de OS´s, o secretário argumentou que existe necessidade de aperfeiçoar e agilizar o atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde de modo que poderá ser melhor executado se implantado um novo modelo de gestão. Modelo de prestação dos serviços de forma indireta, através de contratos de gestão, que está regulamentado na Lei Municipal nº 6304/2014.

“Vale enfatizar que esse modelo já vem sendo adotado em outros municípios e tem demonstrado excelentes resultados. Como é o caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que já é uma realidade em Maceió e que tem a qualidade dos serviços reconhecida pela população”, argumentou o secretário que é ex-vice-governador de Alagoas, presidiu a Câmara dos Deputados e preside o Democratas em Alagoas. (Com informações da Ascom da SMS)

Reportar Erro