Corrupção em Alagoas

MP tenta impedir que deputados troquem votos por tijolos, em Murici (AL)

Operação em Alagoas mira um candidato a federal e outro que disputa reeleição na ALE

acessibilidade:
Policiais apuram com o MP as suspeitas de troca de tijolos por votos em Murici. Foto: Ascom MP/AL

Mais de 10 pessoas foram detidas desde as primeiras horas da manhã desta sexta (21), em uma operação comandada pela Promotoria Eleitoral de Murici (AL) com objetivo de apurar denúncias de compra de votos com doação de tijolos. O crime eleitoral estaria sendo praticado por um vereador, em benefício de dois deputados estaduais, em conjuntos populares no reduto político da família Calheiros.

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) não revelou os nomes dos investigados, mas disse que um dos supostos beneficiados pelo esquema disputa a reeleição para a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e o outro disputa um mandato na Câmara dos Deputados. Suspeitos foram levados para prestar esclarecimento no Fórum da Comarca de Murici.

Três conjuntos residenciais estão sendo visitados e ficou constatada a doação de milheiros de tijolos para várias famílias, o que teria sido praticado por um vereador do próprio município, a pedido do parlamentar que tenta manter assento na ALE.

Segundo o MP, havia, nas casas, material de campanha de dois candidatos ao Senado e de um candidato ao governo de Alagoas. E os “santinhos” e os depoimentos dos eleitores serão enviados à Procuradoria Regional Eleitoral para que as providências sejam adotadas.

A operação está sendo coordenada pelo promotor de justiça Marcus Mousinho, que recebeu ontem (20) um vídeo que mostrava uma suposta doação do material de construção para fins eleitorais. E mandados de busca solicitados pelo promotor foram concedidos pelo Poder Judiciário e seguem sendo cumpridos por Mousinho com a ajuda da Polícia Militar.

O representante do MP está nas ruas para apurar se as informações recebidas são mesmo procedentes. E esteve em três conjuntos residenciais: Pedro Tenório, Olavo Calheiros I e Olavo Calheiros 2. Em todos eles, o promotor eleitoral confirmou que haviam tijolos e sacos de cimento em cada uma das casas que foram alvo dos mandados. A quantidade de tijolos variava entre 300 e mil unidades por residência.

Os donos dos imóveis foram convocados para prestar depoimento na sede do MP, em Murici, e a maioria já admitiu que recebeu o material de construção em troca de voto. E o promotor constatou que foram comprados 10 mil tijolos com seis furos por uma empresa do vereador acusado.

“Recebemos a informação de que um vereador, dono de um depósito de material de construção, estava doando tijolos em nome de um candidato a deputado estadual que está tentando a reeleição na Casa de Tavares Bastos. O que nos chamou a atenção, por enquanto, é que esse vereador, que é cabo eleitoral dos deputados citados na denúncia, nunca vendeu tijolos de seis furos, mas estava com uma grande remessa deles exatamente nesse período eleitoral. E, por coincidência, nas casas visitadas por nós, só encontramos tijolos desse mesmo modelo”, disse o promotor.

Marcus Mousinho também ouvirá o vereador da cidade e disse que somente após a oitiva é que poderá dizer quais serão as novas medidas a serem adotadas pelo Ministério Público. (Com informações da Ascom do MP de Alagoas)

Reportar Erro