NOVO RINGUE

Ex-campeão mundial de kickboxing é aposta tucana contra Renan Filho, em Alagoas

Vereador Eduardo Canuto é ativista pelo esporte, líder do prefeito Rui Palmeira e irmão do repórter Márcio Canuto

acessibilidade:
Eduardo Canuto ao se despedir dos ringues em 2012 contra Paulo Pinho. Foto: Divulgação/Combat FM

Na metade de seu quarto mandato na Câmara de Vereadores de Maceió e focado em realizar seu sonho de defender as políticas para o esporte na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o ex-campeão mundial de kickboxing Eduardo Canuto deve ser confirmado como o nome do PSDB de Alagoas para a maior batalha de sua carreira política. Como nunca recusou desafios na vida esportiva, Canuto deve encarar a disputa contra a reeleição do governador Renan Filho (MDB), tratado como reeleito pelos seus aliados.

A aposta dos tucanos no político que tem como irmão ilustre o repórter da Rede Globo Márcio Canuto ainda será oferecida aos partidos de oposição, após o vereador ser convidado oficialmente pelo PSDB. Mas a ideia decorre, principalmente, de pesquisas qualitativas que apontam Eduardo Canuto como o nome de maior potencial no Estado para levar a eleição para um eventual segundo turno, depois que o presidente estadual do PSDB, Rui Palmeira, decidiu não renunciar ao mandato de prefeito de Maceió para disputar contra Renan Filho.

“Sou um soldado do partido. Não deve ser uma missão fácil. Mas, como líder do prefeito fiz oposição ao governo na Câmara de Maceió, talvez isso tenha feito o PSDB lembrar de meu nome. Enquanto não vem o convite oficial, sigo com minha campanha em busca de um mandato de deputado federal”, disse Eduardo Canuto, ao Diário do Poder.

Faixa preta de kickboxing, Eduardo Canuto foi campeão mundial de Full Contact em 1997, pela ISKA (International Sport Karate & Kickboxing Association), na Categoria Supercruzador. E ganhou destaque nacional em sua recente e vitoriosa luta contra a Medida Provisória 841, que previa a retirada de recursos da União, do Esporte, para financiar a Segurança Pública.

Em 2012, já vereador, fez sua despedida dos ringues aos 50 anos, após 13 anos de sedentarismo. Perdeu 30 quilos e venceu por pontos seu adversário Paulo Pinho, da Bahia.

Vereador Eduardo Canuto em encontro recente com seu irmão Márcio Canuto. Foto: Facebook

Vida limpa e muito trabalho

O presidente do PROS em Alagoas, deputado estadual Bruno Toledo, disse ao Diário do Poder que considera Eduardo Canuto como um político excelente, com vida limpa e um histórico de muito trabalho. E disse que discutirá a possibilidade com o PROS, se esta chegar oficialmente como proposta do PSDB.

“Resta saber se reunirá o conjunto de partidos em torno de seu nome. Pessoalmente, não tenho nenhuma restrição. Nesse momento não é uma opinião do PROS, pois o tema não foi levado ao partido, já que o nome não foi trazido oficialmente. Se vier, levarei ao partido e de minha parte não tem veto”, disse Toledo, ao Diário do Poder.

Nesta quinta-feira (19), quando o prefeito Rui Palmeira retorna de Brasília (DF) para retomar as discussões internas com o PSDB, o vereador Eduardo Canuto publicou em suas redes sociais uma lembrança do dia em que assumiu simbolicamente o governo de Alagoas, em 2002, quando era Secretário Executivo de Esporte e Lazer do governo do agora deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL). E lembrou que à época sua pasta teve o melhor desempenho entre as secretarias estaduais em Alagoas, o que lhe rendeu a honraria.

Antes de ter Canuto como nome preferencial, o PSDB cogitou ter o presidente da Câmara de Maceió, Kelmann Vieira, como candidato tucano a governador de Alagoas. Mas não empolgou os partidos de oposição à reeleição de Renan Filho, o PP, o PROS e o DEM, porque o delegado de polícia Kelmann Vieira já havia anunciado seu apoio ao senador Renan Calheiros (MDB-AL). A vereadora tucana Teresa Nelma tentou emplacar seu nome, sem sucesso.

Reportar Erro