ATO DESUMANO

Deputados repudiam Santa Casa de Maceió por despejar instituto cardiológico

Parlamento apoia cardiologista que denunciou desmonte do SUS e expõe descaso também na oncologia

acessibilidade:
Deputados debatem no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (Foto: Ascom ALE)

O plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou nesta terça-feira (19) uma moção de apoio ao médico cardiologista, José Wanderley Neto, e uma moção de repúdio à diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Maceió pelo despejo do Instituto de Doenças do Coração (IDC).

A iniciativa do deputado Galba Novaes (MDB-AL) resultou em uma série de críticas ao tratamento dado pela Santa Casa aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e homenagens ao cardiologista que denunciou o desmonte do atendimento a doentes pobres na naquela instituição filantrópica beneficiada com milhões em recursos da União.

A deputada Jó Pereira (MDB-AL) estranhou que problemas aconteçam enquanto a entidade exibe desempenho financeiro comparável a hospitais particulares, com incentivos como desoneração da folha e investimentos da União como o de R$ 4,6 milhões feitos pelo Ministério da Saúde na Santa Casa de Maceió, há cerca de um ano, quando foi entregue o acelerador linear para o tratamento de doentes com câncer pelo SUS, em Alagoas.

“Mesmo assim, ao longo das audiências públicas de oncologia a gente vê relatos, e já presenciei vários casos, de que enquanto Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia [via SUS] a Santa Casa não vem cumprindo seu papel. É mais um fato que a gente vem a lamentar o fechamento do instituto de cardiologia. Perde o doutor José Wanderley e perde a população alagoana que vai ter uma redução do atendimento cardiológico por meio do SUS”, lamentou a deputada Jó Pereira.

‘Ato desumano’ contra doentes pobres

Propositor das moções, Galba Novaes justificou a iniciativa, exaltando a trajetória do premiado cardiologista e ex-vice-governador de Alagoas. E considerou um “ato desumano” o desmonte da entidade responsável por 20 mil cirurgias, 44 transplantes e quase um milhão de atendimentos ao longo de 40 anos de serviço prestado a um público formado por 90% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com José Wanderley Neto.

Equipe de Wanderley Neto na Santa Casa (Foto: Divulgação)

“É muito triste a sociedade ver a forma como foi tratado o Dr. Wanderley, um médico com uma história brilhante, que mesmo exercendo cargo eletivo nunca deixou de fazer aquilo que escolheu como profissão, a medicina. A atitude tomada pela Santa Casa é uma coisa que nos deixa tristes. Um cirurgião competente, uma pessoa de uma relação humana fantástica, e ter sido retirado depois de 45 anos de trabalho e dedicação ao hospital. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, enviarei ofício à Santa Casa lamentando este ato desumano de fechar o Instituto de Doenças do Coração”, afirmou Galba Novaes, da tribuna da ALE.

Vários deputados manifestaram apoio ao médico José Wanderley Neto, em apartes à fala de Galba Novaes. Um deles foi o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que exaltou qualidades do cardiologista que pediu socorro à sociedade pelos doentes cardíacos pobres de Alagoas.

“Um homem que tem dedicado a sua vida a prestar serviços à sociedade alagoana e brasileira, seja no seu comportamento e caminho profissional, seja no seu comportamento humano ou político partidário”, disse Bullhões.

Ricardo Nezinho (MDB-AL) declarou seu total apoio às moções e pediu para subscrevê-las. E o deputado Francisco Tenório (PMN-AL), lamentou o ocorrido e sugeriu ao Governo do Estado que aproveite a construção do Hospital Metropolitano de Maceió para abrigar o Instituto de Doenças Coração e o Dr. José Wanderley Neto em uma de suas alas, para que ele possa continuar seus atendimentos à população alagoana.

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB-AL) reconheceu os méritos do médico. “O dr. Wanderley saiu na vanguarda também quando começou a tratar dos corações das crianças também, repercuto aqui o que venho ouvindo desde o início da semana, que o dr. Wanderley é homem que, além de se doar como médico, quer fazer mais por seu Estado e participa ativamente da política alagoana”, ressaltou.

A moção de repúdio à direção da Santa Casa de Misericórdia de Maceió foi aprovada com as abstenções dos deputados Francisco Tenório, Antônio Albuquerque (PTB-AL), Rodrigo Cunha e Bruno Toledo (Pros-AL).

Na última sexta-feira (15), o cirurgião cardíaco Hemerson Casado Gama escreveu, nesta sexta-feira (15), uma carta aberta aos alagoanos em que afirma que a atual provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Maceió “acabou com a misericórdia de Deus” da entidade filantrópica e aniquilou o SUS.

Na quinta-feira (14), a Santa Casa publicou nota negando o despejo do IDC denunciado por Wanderley Neto em reportagem exclusiva do Diário do Poder. E disse não haver danos a pacientes do SUS. Nesta sexta, tratou as denúncias como “notícia falsa”.

Reportar Erro