Maceió lidera ranking de destinos mais vendidos em 2022 pela CVC
Governo de Alagoas ignora esforços da Prefeitura e atribui feito a investimento estadual
A maior operadora de turismo do Brasil, a CVC, divulgou ontem (5) que Maceió foi o destino turístico mais vendido no ano de 2022. Com belezas naturais, referências históricas, rica gastronomia e vitalidade cultural, a capital alagoana lidera o ranking nacional à frente de cidades como Porto Seguro (BA), Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Ao divulgar a boa noticia, o governo de Alagoas ignorou os esforços da administração do prefeito de Maceió, Joao Henrique Caldas, “JHC” (PL), para impulsionar o setor na capital alagoana, com ações inovadoras que promoveram divulgação espontânea do destino nas redes sociais com “pontos instagramáveis”, festivais musicais com atrações nacionais e locais e investimento na economia criativa.
A Secretaria de Turismo de Alagoas atribuiu a conquista a investimentos encabeçados pela pasta estadual, em campanhas de marketing e ações promocionais promovidas em 2022. Segundo o governo de Paulo Dantas (MDB), o Estado investiu mais de R$ 2 milhões apenas junto à operadora CVC. São citadas estratégias para impulsionar o “Destino Alagoas”, como anúncios nas redes sociais, e-banners no site da CVC e dos principais players do turismo, capacitação dos agentes de viagens e ações de aproximação com agências e operadores.
O governo estadual ainda destacou a ação de atração da Convenção Anual da CVC para Alagoas, iniciada antes da pandemia. Um dos maiores eventos do setor no país que não acontecia há mais de dois anos ocorreu de 8 a 10 de junho de 2022, em Maceió. E reuniu mais de 1200 agentes de viagens de todo o país.
Ações do município
A pasta do Turismo da capital alagoana atribui a busca pelo destino como resultado das ações estratégicas realizadas pela Prefeitura de Maceió, a exemplo de fortalecer a imagem da cidade com obras estruturantes, como a revitalização da orla, Rota do Mar e implantação de espaços criativos, realizações de grandes eventos – como o São João de Maceió, que trouxe artistas nacionais renomados.
A gestão municipal também relata que realizou trabalhos voltados para diversificar a oferta turística e atingir um público estratégico com ações promocionais inovadoras, a exemplo de investimentos e relacionamento com operadoras e as principais OTAS (Online Travel Agências) do país.
“Em 2022, foram investidos mais de R$ 2 milhões em mídia estratégica com essas agências, com o objetivo de atrair milhares de turistas para a capital, conhecida por suas belezas naturais, infraestrutura e hospitalidade”, relata a secretaria de Turismo de Maceió.
Agora em janeiro, além das obras estruturantes, a Prefeitura de Maceió cita que também está investindo, com foco na alta temporada, em festivais de músicas – com artistas locais e nacionais- e gastronômicos.
“Além disso, Maceió também contará com uma das melhores prévias de carnaval do Brasil e uma vasta programação durante o carnaval”, ressalta a Prefeitura de Maceió, que também segue investindo em ações de marketing com as OTAS e cias aéreas. (Com informações da Ascom Setur e Secom Maceió)