Tecnologia no poder público

Maceió lidera o Nordeste em esforço internacional pela aceleração digital

Capital alagoana está entre as cinco cidades brasileiras escolhidas para acelerar transformação digital nas prefeituras

acessibilidade:
Sede da Prefeitura de Maceió, no bairro histórico de Jaraguá.Foto: Divulgação/Secom Maceió

Maceió foi selecionada entre as cinco cidades brasileiras que farão parte do Programa de Aceleração Digital dos Municípios, que foca na transformação digital nas prefeituras. A ação que tem a capital alagoana representando a região Nordeste é conduzida pelo BrazilLAB, 1ª hub de inovação GovTech do Brasil.

O esforço internacional em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf) ampliará a conexão das prefeituras com o ecossistema GovTech, que consiste em um conjunto de infraestruturas, soluções e atores que utilizam a inovação e a tecnologia para melhorar serviços e processos públicos, solucionando problemas complexos e gerando impacto na sociedade.

No processo que conecta startups ao poder público, as cidades participantes terão oficinas, mentorias, conexões e conteúdos para acelerar a transformação digital em seus órgãos públicos.

Além dos maceioenses, um total de 6,5 milhões de brasileiros de Araguaína (TO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS) serão impactados com atividades presenciais e on-line, ferramentas tecnológicas, interação assíncrona e síncrona e conteúdos especializados, desenvolvidos para capacitar os participantes nas competências necessárias para liderar a transformação digital das prefeituras.

O Gabinete de Governança de Maceió ressalta que o programa ainda prevê contratação de soluções inovadoras para problemas públicos e da elaboração de uma Estratégia Municipal de Governo Digital/GovTech. Neste processo, atuarão especialistas da rede BraziLAB e uma ampla rede de empreendedores, gestores públicos, especialistas, investidores e representantes de ONGs, universidades e empresas, e apoiadores, nacionais e internacionais do programa.

Reportar Erro