Enredo da Beija-Flor gera emprego e renda em Maceió, diz trade turístico
Setor turístico reage a críticas ao investimento de R$ 8 milhões da capital alagoana no carnaval do Rio
A oficialização do investimento público de R$ 8 milhões para incentivar a escola de samba Beija-Flor a desenvolver o enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, no carnaval de 2024 do Rio de Janeiro, levou o trade turístico da capital alagoana a expor seu apoio à iniciativa do prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), com o argumento de que a estratégia vai gerar emprego e renda, com a atração de mais visitantes. O investimento milionário foi revelado na edição do Diário Oficial de Maceió desta segunda-feira (15), provocando críticas de opositores do prefeito.
Em nota, o trade turístico de Maceió considera que a iniciativa é de extrema importância a promoção do destino, seja para o público nacional ou estrangeiro. E lembrou que outros destinos, como Recife, Fortaleza e Manaus, já adotaram estratégias semelhantes, obtendo ótimas respostas de marketing e vendas.
“Maceió entrar na avenida, no Carnaval do Rio e pelos braços da Beija-Flor, é algo a ser comemorado efusivamente pelo trade. Turismo é uma indústria limpa, que envolve diversas atividades econômicas e gera milhares de empregos em Maceió e Alagoas. Ser olhada pelo mundo é uma ótima notícia. Agora é hora de acelerar mais forte, planejar as ações paralelas junto ao desfile e aproveitar ainda mais este momento”, celebra o trade turístico de Maceió.
O personagem que levou Maceió a virar tema da Beija-Flor de Nilópolis é o engraxate Benedito dos Santos, o “Rás Gonguila”, que viveu na periferia da capital alagoana, e marcou a história dos carnavais da primeira metade do século XX, liderando o bloco Cavaleiro dos Montes. O carnavalesco que brincou por décadas o carnaval de Maceió tinha origem humilde, mas afirmava ter descendência direta do último imperador da Etiópia, Rás Tafari, adorado como um deus entre os etíopes, e famoso à época de sua morte, em 1930, quando o monarca era tratado como o Deus (Jah) encarnado.
Ousadia necessária
O setor argumenta ser fundamental que Maceió seja vista por mais gente, para atrair mais visitantes, porque a capital alagoana disputa um mercado concorrido, com outras ofertas de lazer, sol e mar. E destaca que ser tema da escola de samba Beija-Flor, no Sambódromo da Sapucaí, será uma grande janela para o turismo. Com audiência incalculável gerada pelo fato, não apenas no dia do evento, mas desde já.
“Turismo é mercado. Se não houver estratégia de trabalho e ousadia para promoção, o público irá preferir outros destinos”, afirmou Pietro Coelho, diretor de comercial da rede de hotéis Ritz Brasil.
Maceió ainda é elogiada pelo trade turístico por ter melhorado sua infraestrutura, com novos hotéis, restaurantes, nos últimos anos, oferecento melhores serviços para gerar experiências positivas nos visitantes, clientes do setor. Bem como pelo trabalho conjugado, entre iniciativa privada e poder público, considerado decisivo para fazer o turista decidir por Maceió, ao adquirir um pacote turístico.
“Férias são sonhos de consumo, pensadas pelas famílias durante um ano inteiro. O investimento em uma promoção como o Carnaval do Rio de Janeiro, e as ações de comercialização que o fato provoca, colocam Maceió numa prateleira em que jamais estivemos. Garante visibilidade nacional e internacional para a cidade e para o estado”, reforça o trade da capital alagoana.