Resultados em 48 horas

Com 4 casos, Alagoas inicia testagem local para diagnosticar pacientes com novo coronavírus

Ministério da Saúde enviou 960 kits de testes que abreviam resultados de 7 dias para 48 horas

acessibilidade:

O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) iniciou nesta quinta-feira (19) a realização dos testes para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu 960 kits de testagem, encaminhados a Alagoas pelo Ministério da Saúde (MS). Com quatro casos confirmados, Alagoas mantém aulas suspensas e também suspendeu o funcionamento de academias, cinemas e centrais de atendimento ao cidadão.

Os resultados dos exames passarão a ser divulgados em até 48 horas após a coleta de material biológico, que será realizada somente nas unidades de saúde onde os pacientes com suspeita da doença são atendidos. Até ontem (18), os exames de pacientes alagoanos com suspeita da doença eram realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, laboratório referência do Ministério da Saúde, e se levava sete dias até saírem os resultados.

“Isso vai facilitar a programação, acelerar o tempo de resposta e garantir a Alagoas um trabalho mais competente para enfrentar a crise do coronavírus, que afeta todo o país”, destacou o governador Renan Filho, ao visitar o Lacen.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembrou que a população não deve, em hipótese alguma, se dirigir diretamente ao Lacen, onde não haverá atendimentos. “O paciente com suspeita da doença deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde será avaliado por um médico. Caso o profissional de saúde identifique a necessidade de realizar o exame, a amostra de material biológico será coletada na unidade de saúde e envidada ao laboratório”, explicou.

O resultado do exame também será enviado para a unidade de saúde onde o paciente com suspeita de coronavírus foi atendido.

A gerente do Lacen, Larissa Chagas, destaca que a unidade é um laboratório de excelência e está plenamente preparada para atender toda a demanda de amostras que chegarem para serem examinadas. “O Ministério da Saúde vai continuar enviando os kits, conforme a demanda, e todos os funcionários do Lacen estão comprometidos em atender os alagoanos neste momento de pandemia”, declarou.

Quatro casos e uma cura

Até ontem, Alagoas computava um caso da Covid-19 registrado em um homem de 42 anos, que retornou da Itália no último dia 03 de março. Mas a Sesau informou ontem que o paciente já está curado.

As outras pessoas infectadas pelo novo coronavírus são duas mulheres e um homem, com idades entre 21, 25 e 44 anos. Os casos também são considerados importados, porque todos os infectados chegaram recentemente do exterior, de viagens à Itália, aos Estados Unidos, Portugal, Espanha, Marrocos e Inglaterra.

A Sesau informou que os dados atualizados sobre casos suspeitos serão informados ainda hoje à tarde. Ontem, a pasta estadual liberou um boletim dando conta de 34 casos suspeitos. Enquanto o Ministério da Saúde divulgou 43 suspeitas, divergência atribuída a um problema de atualização dos dados junto a alguns estados, como Alagoas, Bahia e Goiás, por exemplo. (Com informações da Agência Alagoas)

Reportar Erro