Implacável com infratores

Câmeras multam 437 em uma semana, em novos trechos fiscalizados em Maceió

Maioria das infrações foram por tráfego na Faixa Azul e estacionamento proibido

acessibilidade:
Câmera de videomonitoramento de transito em Maceió. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A primeira semana de funcionamento dos novos trechos de videomonitoramento do trânsito de Maceió (AL) resultou no registro de 437 infrações pelas novas câmeras operadas por equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os novos equipamentos funcionam desde o dia 8 com o principal objetivo de monitorar o uso indevido dos corredores exclusivos de ônibus da capital, a exemplo da Faixa Azul e do corredor da Rua do Comércio, no Centro.

Segundo os dados da SMTT, as infrações mais recorrentes foram justamente a utilização indevida da Faixa Azul, que gerou 156 multas; o estacionamento em locais proibidos pela sinalização, 150 infrações.

O superintendente da SMTT, Antônio Moura, disse que prefere aguardar mais alguns dias para fazer uma avaliação dos dados. “Tenho certeza que vamos ter uma diminuição no número de infrações. Porque, com o tempo, as pessoas vão se dando conta de que aquela via está monitorada, e deixando de cometer os absurdos que a gente tem visto na cidade de Maceió. Entendo que vamos ter uma diminuição significante no número de infrações. E é para isso que veio o videomonitoramento. A intenção não é autuar, mas de educar e fazer com que as pessoas não cometam a infração. Infelizmente, a multa ainda é o modo mais eficaz para ter resultados positivos para a redução de infrações”, disse Moura.

O novo trecho da Faixa Azul que passou a ser fiscalizado pelo videomonitoramento no bairro do Farol segue pela Avenida Fernandes Lima, no sentido Tabuleiro/Centro, desde a Concessionária Cycosa, passando pelo Alerta Médico até a região do Borrachão.

Outros novos pontos de fiscalização por câmeras ficam na região próxima ao Shopping Pátio Maceió, na parte alta da capital alagoana. E na parte baixa da cidade, o videomonitoramento passou a funcionar efetivamente na Rua do Comércio, que é um importante corredor de ônibus do Centro de Maceió.

Nova tecnologia de videomonitoramento identifica infrações de trânsito. Foto: Divulgação WhatsApp

Desde fevereiro deste ano, a SMTT iniciou pela área nobre a implantação do novo sistema de fiscalização do trânsito por videomonitoramento em Maceió, no cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.

A SMTT destaca que um dos principais benefícios do serviço de videomonitoramento é a otimização da fiscalização já realizada pelos agentes de trânsito da SMTT, além da segurança viária, redução de infrações e a diminuição das ocorrências de acidentes de trânsito nas vias da capital. Além disso, em caso de recursos, as imagens devem servir de prova a serem analisadas.

 

Reportar Erro