Tragédia econômica

Braskem inicia paralisação fábricas e mineração, após afundar bairros de Maceió

Mineradora avalia impactos da suspensão em plantas em Alagoas e na Bahia

acessibilidade:

A Braskem comunicou na tarde desta quinta-feira (9) que iniciou o processo de paralisação da extração de sal-gema que provocou uma tragédia que atinge cerca de 30 mil alagoanos, após 44 anos de atividade de mineração sob uma região habitada em Maceió (AL). A decisão foi tomada um dia depois de a subsidiária da Odebrecht ser apontada como culpada por tremores de terra em 2018 e pelo afundamento de três bairros da capital alagoana, ao reativar uma falha geológica adormecida há milhões de anos, conforme laudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Na nota, a mineradora que levou os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro à situação de calamidade também comunica a consequente paralisação das fábricas de cloro-soda e dicloretano localizadas no bairro do Pontal da Barra, na capital alagoana.

E afirma que avalia impactos na planta de PVC em Marechal Deodoro (AL) e nas suas plantas do Polo de Camaçari, no Estado da Bahia, integradas na cadeia produtiva.

“A empresa usará todos os padrões de segurança aplicáveis para esse processo”, garantiu a Braskem, que já teve suspensa pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) a distribuição de R$ 2,6 bilhões de lucros para seus acionistas, em resposta ao pedido de bloqueio de R$ 6,7 bilhões no seu patrimônio, formalizado pelo Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Alagoas.

A Braskem reafirma que analisará os resultados dos estudos técnicos da CPRM, que teria colaborado com a identificação das causas e seguirá implementando ações emergenciais para segurança das vítimas, que sua atividade colocou em risco.

Veja a nota completa:

Nota à imprensa

A Braskem iniciou o processo de paralisação da atividade de extração de sal e da consequente paralisação das fábricas de cloro-soda e dicloretano localizadas no bairro do Pontal da Barra em Maceió/AL. Além disso, a Companhia está avaliando os impactos na planta de PVC em Marechal Deodoro/AL e nas suas plantas do Polo de Camaçari/BA, uma vez que estão integradas na cadeia produtiva. A empresa usará todos os padrões de segurança aplicáveis para esse processo.

Essa medida ocorre em função dos desdobramentos decorrentes da divulgação do Relatório n.1 pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, que discorre sobre as causas dos eventos geológicos que afetaram o bairro do Pinheiro. A Companhia analisará os resultados apresentados bem como as medidas cabíveis a respeito do assunto. A Braskem vem colaborando com as autoridades na identificação das causas dos eventos com apoio de especialistas independentes. Tendo em vista o compromisso com a segurança das pessoas, a Braskem reafirma que continuará implementando as ações emergenciais na região e avaliará junto aos órgãos competentes a implementação de medidas adicionais.

Braskem

Reportar Erro