Governo de Alagoas

Após saída de Collor, Renan Filho pontua 65% na pesquisa Ibope

Cenário sem maior rival nem substituto impulsionou desempenho do governador

acessibilidade:
Governador de Alagoas Renan Filho. Foto: Agencia Alagoas

Os novos números do Ibope sobre a disputa pelo governo de Alagoas divulgados na noite desta quinta (20) mostram que a desistência de Fernando Collor (PTC) e a ausência de seu substituto Pinto de Luna (PROS) neste levantamento resultaram na sinalização de que o governador Renan Filho (MDB) pode se reeleger o primeiro turno, com 65% das intenções de voto.

A pesquisa encomendada pela TV Gazeta de Alagoas traz Josan Leite (PSL) como segundo colocado pontuando 5% da preferência do eleitor. Seguido por Basile Christopoulos, do PSOL, em terceiro, com 3%; e do candidato do PCO, Melquezedeque Farias Rosa, que teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral há uma semana e pontuou 2%.

A proporção de intenções de voto branco ou nulo é de 18%, enquanto a de quem não sabe ou não responde é de 8%.

A candidatura do delegado aposentado da Polícia Federal, Pinto de Luna, foi protocolada pelo PROS junto à Justiça Eleitoral após o registro desta pesquisa, portanto, seu nome não consta na pergunta de intenção de voto estimulada.

Os dados da pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo AL-06041/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02881/2018 traz o nome de Collor ainda no questionário da pesquisa estimulada, apresentado pelo Ibope ao eleitor consultado.

Veja os números da pesquisa atual, comparada com o levantamento anterior que trazia Collor com 22%:

Renan Filho (MDB) – 65% (antes 46%)

Josan Leite (PSL) – 5% (antes 2%)

Basile (PSOL) – 3% (antes 1%)

Melquezedeque Farias (PCO) – 2% (antes não pontuou)

Brancos e nulos – 18%

Não sabe/não respondeu – 8%

Rejeição

O Ibope mediu o nível de rejeição dos candidatos ao governo de Alagoas, perguntando em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, também sem Collor no cenário.

Confira os números:

Basile – 34%

Josan Leite – 33%

Melquezedeque Farias – 31%

Renan Filho – 19%

Poderia votar em todos – 3%

Não sabe ou preferem não opinar – 17%

Foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 17 e 19 de agosto de 2018. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Reportar Erro