Contra corrupção e crimes

Algoz de presos por hackear Moro e a Lava Jato assume a PF de Alagoas em fevereiro

João Vianey chefiou a Inteligência Policial e a Gestão Estratégica da PF, nacionalmente

acessibilidade:
Delegado da Polícia Federal, João Vianey Xavier Filho. Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste

Nascedouro de escândalos de corrupção na classe política local e nacional ao longo dos últimos anos, Alagoas terá reforçada a defesa do patrimônio público e as ações de prevenção e combate à criminalidade, a partir da posse do novo superintendente regional da Polícia Federal no estado, João Vianey Xavier Filho, marcada para 14 de fevereiro.

Vianey chefiou a Divisão de Inteligência Policial e a Coordenação de Gestão Estratégica da Polícia Federal, no âmbito nacional. Seu mais recente trabalho resultou na Operação Spoofing, que prendeu hackers por acessar e divulgar conversas de altas autoridades da República, incluindo o ministro da Justiça Sérgio Moro, parlamentares e ministros de tribunais superiores, e procuradores da Operação Lava Jato.

Nomeado para o cargo no final de 2019, Vianey chegou a Alagoas neste mês de janeiro, para conhecer sua equipe e fazer sua ambientação à capital alagoana. E vai passar a atuar efetivamente em fevereiro, aplicando contra o crime organizado da terra dos marechais toda sua experiência acumulada desde o início de sua carreira na PF em Ilhéus (BA), 2002.

Em sua passagem pela Superintendência Regional da PF em Sergipe, entre 2007 e 2009, Vianey chefiou as delegacias de Repressão a Crimes Previdenciários e de Polícia de Imigração, e ainda foi Representante Regional da Interpol.

Ao desembarcar em Brasília (DF), em 2009, o novo chefe da PF em Alagoas atuou na Divisão de Repressão a Crimes Fazendários da capital federal, e chefiou no Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos, em 2013 e 2014.

Vianey ainda chefiou uma das mais importantes unidades na estrutura da corporação, a Divisão de Repressão a Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro da PF, entre 2016 e 2018. Até chegar ao comando da Inteligência Policial e Gestão Estratégica da PF, onde gerenciou o Projeto ePol, para desenvolver o inquérito policial eletrônico no âmbito da PF.

João Vianey Xavier Filho será empossado em solenidade que prevê a presença do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, às 10h do próximo dia 14, no auditório da Superintendência Regional, no bairro do Jaraguá, em Maceió (AL). Vai ser uma oportunidade de o novo chefe da PF em Alagoas conhecer autoridades locais, algumas delas com seus nomes inscritos em inquéritos que tramitam em sua instituição.

Reportar Erro