Alagoas

Alagoas é o estado de maior índice de disparidade social

Pesquisa do Ipea aponta que a vulnerabilidade social é 96,1%

acessibilidade:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira (01) uma pesquisa que aponta Alagoas como Estado nordestino que possui maior índice de alta disparidade populacional. Segundo o Atlas de Vulnerabilidade Social (IVS) dos municípios brasileiros 96,1 % das cidades alagoanas apresentam um quadro de exclusão sociale desparidade populacional. Em segundo lugar está o estado do maranhão, com 95,4%. Essa alta vulnerabilidade contraria os índices gerais da nação onde em dez anos o número de vulnerabilidade cairam de 3.610 para 1.981, aumentando os números de baixa vulnerabilidade de 638 municípios para 2.326, também em 10 anos.

O IVS, é responsável por medis indicadores nas áreas de capital humano, infraestrutura urbana, prosperidade social, renda e trabalho. Os municípios alagoanos que apresentam pior desempenho na área de Infraestrutura Urbana foram Jundiá, Roteiro, Cacimbinhas, Traipu e Poço das Trincheiras. Já no quesito Capital Humano, os piores índices foram registrados na Barra de Santo Antônio, Ibateguara, Colônia Leopoldina, São Luís do Quitunde, ,Roteiro e Barra de Santo Antônio. 

Quando avaliado o quesito Renda e Trabalho, o pior desempenho foi registrado em Porto Real do Colégio, Carneiros, Poço das Trincheiras, Girau do Ponciano e Estrela de Alagoas.

 

Reportar Erro