Mais do mesmo

Agentes do Detran-DF são flagrados ao celular, ignorando o trânsito caótico à volta

São frequentes as denúncias de alheamento de agentes de trânsito ao próprio trabalho

acessibilidade:
Os agentes do Detran-DF concentrados no celular, em frente do shopping Pátio Brasil, no Setor Comercial sul, em meio ao trânsito caótico.

Um novo flagrante de cidadão de Brasília mostra agentes do Detran-DF distraídos com os respectivos celulares, lendo ou enviando mensagens, enquanto o trânsito à volta, num dos locais mais movimentados da cidade, se transformava em um caos.

Os agentes foram fotografados no canteiro central da W3 Sul, uma das avenidas mais movimentadas de Brasília, que dividem o Setor Comercial Sul (SCS) do shopping Pátio Brasil. No trecho de pouco mais de 200 metros há ao menos dois semáforos, mas os pedestres têm grande dificuldade de atravessar a rua.

Agentes do Detran-DF flagradas ao celular, no Setor Comercial Sul.

Com o acúmulo de inúmeras denúncias sobre agentes de trânsito ao celular, dentro do conforto do ar-condicionado nas viaturas, o Detran-DF passou a obrigá-los a sair dos veículos. Eles até saem das viaturas, mas, como mostra esse novo flagrante, continua a atitude de alheamento do que acontece à volta. A prioridade não parecer ser o trânsito.

O flagrante circula nas redes sociais há alguns dias e lembra outro flagrante de cidadão, exatamente no mesmo local, em novembro de 2017: um vídeo feito por um cidadão indignado mostrou duas agentes do Detran-DF concentradas nos respectivos celulares enquanto a 50 metros de distância o caos se estabelecia, com velho semáforo danificado e pedestres se arriscando para atravessar a rua. Até hoje, quase dois anos depois, o Detran-DF não concluiu a suposta sindicância aberta “para apurar” o caso.

Agente do Detran usando viatura para almoçar em casa.

Outro flagrante feito por cidadãos acabou em pizza. Mostrou um agente do Detran-DF usando a viatura para ir almoçar em casa, na região administrativa do Cruzeiro, e tirar uma soneca. A TV Globo chegou a flagrar o agente saindo de casa após a soneca, com cara de sono e de poucos amigos. O Detran-DF concluiu que o agente nada fez de errado, o que foi interpretado como uma espécie de autorização para que todos os outros utilizem viaturas para atividades particulares, inclusive para fazer refeições em casa e curtir uma “siesta”.

Ao Diário do Poder, o Detran alega que os agentes não estariam utilizando seus celulares, conforme aparece nas imagens, mas sim, “um equipamento para realizar consultas”. Leia a nota:

Os agentes de trânsito do Detran-DF utilizam um equipamento para realizar consultas e lavrar autos de infração. Esse aparelho celular carrega o Sistema Integrado Móvel para Gestão de Trânsito (Simgt), que é chamado Talonário Eletrônico. 

O aplicativo capta as informações automaticamente, consolida os dados de maneira ágil e precisa, facilitando o trabalho dos agentes de trânsito. Por meio dessa tecnologia, de qualquer ponto do DF o agente de trânsito consegue acessar todas as infrações cometidas pelo veículo, saber se existe restrição de roubo ou furto, a quantidade de débitos acumulados e sobre qualquer outra irregularidade, inclusive no que diz respeito à CNH dos condutores.

Reportar Erro