Cadê o Ciço?

Afilhado de Renan não desce mais grotas após derrota em Maceió

Sem afilhado, Renan Filho amplia ação eleitoral que agradou ONU

acessibilidade:

Tivesse sido eleito prefeito em outubro, o deputado federal Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), seria presença festejada nas inaugurações das ações do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, nas grotas de Maceió. Derrotado, Ciço passou a ser a grande ausência dos atos de entrega das melhorias pelo governador Renan Filho (PMDB) desde o início deste mês de dezembro, quando não importa mais ao Governo de Alagoas atrelar a imagem do ex-prefeito ao projeto que esperou a confirmação da candidatura do ex-prefeito para nascer.

Apesar de a presença de Ciço não mais interessar ao projeto, o esforço eleitoral teve resultado positivo para o maceioense pobre. Essa é uma das ironias do uso eleitoral das políticas públicas: os riscos de efeitos colaterais benéficos para a sociedade. Tal efeito veio na forma de apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU) para que o programa se expanda por comunidades carentes de todo o Estado, nos moldes do Favela Bairro, do Rio de Janeiro.

Para lançar o projeto no primeiro semestre deste ano eleitoral, Renan Filho aguardou o deputado federal se licenciar do cargo e levou seu pré-candidato para todas, sem força de expressão, para todas as assinaturas de ordens de serviço das obras nas grotas da capital alagoana. Em clima eleitoral, com apresentações culturais, “show de forró” do ex-prefeito e espaço especial para os discursos do Ciço, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças foram palanque do PMDB durante a pré-campanha à prefeitura de Maceió.

Ciço e Renan Filho: sintonia perdidaACABOU A FESTA

Após o breve período de proximidade com o governador nas grotas e na campanha, Ciço foi visto em algumas solenidades do Governo Estadual, escanteado pela equipe do Palácio que o bajulava e assessorava antes do vexame que o maceioense lhe impôs  e atingiu o governador e o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Recordista de votos, o afilhado dos Calheiros perdeu para o prefeito reeleito Rui Palmeira (PSDB), com mais de 60% dos votos no 2º turno.

O parlamentar até que foi elogiado na carta destemperada divulgada por Renan após ter sido hostilizado por apoiadores do prefeito tucano. Mas, ao contrário da previsão feita por Rui Palmeira nos últimos debates com seu rival, Ciço ainda não foi excluído do grupo do WhatsApp de Renan. Mas corre grandes riscos de continuar sendo ignorado politicamente, por tudo o que passou a representar depois de outubro.

Em dezembro, Renan Filho fez entregas nas grotas do Iraci e do Aterro. E o Diário do Poder não conseguiu apurar se houve convite formal ao deputado Ciço. O projeto já contempla onze comunidades de Maceió, empregando cerca de 270 moradores que constroem novas escadarias, pontilhões e passeios. 

Reportar Erro