Merecimento?

Adolescentes infratores ganham festa julina com música ao vivo

Presos por crimes como roubo e homicídio ganham 2 dias de festa

acessibilidade:

Um evento na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), que abriga menores de idade que cometeram crimes, está dando o que falar. Isso porque a direção do local decidiu fazer uma "festa julina" para os jovens infratores. O 'arraiá' tem dois dias: ontem (6) e nesta sexta-feira (7).

Um áudio divulgado nas redes sociais e na cidade por um locutor expõe como vai ser o evento: nos dias 6 e 7,  para os menores, a direção e os agentes penitenciários. "Alô, funcionários. É com muito prazer que a direção desta casa lhe convida para o arraiá, às 9h e às 14h, com a banda Xote do Palmeró. O negócio vai ser bom!", diz o anúncio.

A festa, por outro lado, põe medo aos agentes socioeducativos. São cerca de 25 durante o dia para cuidar de 160 menores infratores, que estão apreendidos por crimes como homicídio, estupro e roubo. Segundo os agentes, a unidade não tem estrutura para uma festa desse porte com as alas reunidas.

O presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos do DF, Walter Cajé, diz que a unidade de Santa Maria é colecionadora de problemas, entre eles, fuga. "Tanta escola precisando de festa julina, mas não faz por falta de dinheiro, e aí faz logo numa casa de menores infratores?", questiona.

Por meio de nota, a Secretaria da Criança, responsável pela UISM, disse que "como a Unidade possui dois blocos, a programação será em dois dias, um para meninos e o outro para meninas". Segundo a pasta, as festas juninas e julinas das Unidades Socioeducativas do Distrito Federal fazem parte do calendário pedagógico da instituição.

Sobre o baixo efetivo de agentes, a SeCriança diz que o número está de acordo com o plantão. E alegou que a banda ao vivo "se apresentará de forma voluntária e sem receber cachê".

Reportar Erro