Água bruta

Adasa alerta que autorização para caminhões-pipa não inclui água potável

Caesb é a única fornecedora pública de água potável

acessibilidade:

Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) alerta a população que a autorização concedida a caminhões-pipa é somente para a captação de água bruta, ou seja, sem tratamento para consumo humano.

A preocupação se dá ao aumento de caminhões circulando pelo Distrito Deferal nos últimos meses devido a crise hídrica. Antes da crise, os proprietários desses veículos tinham autorização para comprar a água da Caesb e revender, porém essa venda está suspensa desde o ano passado.

Adasa destaca que somente a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é a única fornecedora pública de água potável por meio de caminhão-pipa. Atualmente a Caesb só abastece hospitais, centros de saúde e unidades de internação coletiva, com caminhões-pipa próprios.

O alerta é necessário porque o consumo de água não potável pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal causada por E. Coli, leptospirose, cólera, rotavírus ou noravírus. Crianças, idosos e pessoas doentes estão mais vulneráveis a essas doenças, por isso o cuidado com a água que consomem deve ser redobrado. 

Em caso de dúvida sobre outorga para captação de água bruta por caminhão-pipa, é possível acionar a Adasa por meio do telefone (61) 3961-4900.

 

Reportar Erro