Audiovisual

Após criar cotas para raça e gênero, Ancine faz seminário sobre produções femininas

acessibilidade:
Débora Ivanov é diretora da Ancine desde setembro de 2015, quando foi nomeada por Dilma Rousseff (PT).

Criar instrumentos para aumentar a participação feminina nas produções audiovisuais é uma das preocupações da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A última pesquisa mostra que a participação de mulheres na direção de filmes foi de 19,7. Em média, a participação de mulheres nos filmes lançados comercialmente no Brasil alcança 15%. Dependendo do ano, chega a 21%; em 2014, registrou apenas 10%.

Em razão disso disto, a agência promoverá em junho o Seminário Internacional de Mulheres no Audiovisual. Além de trazer experiências de outros países, será assinado um memorando de entendimento entre a Ancine e a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, conhecida como ONU Mulheres, para aumentar a igualdade de gênero no setor audiovisual, por meio da promoção de ações transversais em diversas áreas.

“A Ancine vê isso [a participação feminina] como uma distorção. É por isso que estamos realizando esse seminário”, disse Débora Ivanov, diretora da Ancine desde setembro de 2015, nomeada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O evento acontecerá no dia 13 de junho, em São Paulo, e 14 de junho, no Rio de Janeiro.

Desde 2018, a Ancine estabeleceu paridade de gênero nas comissões de seleção de filmes para recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e cotas para participação de gênero e raça.

De acordo com a pesquisa da Ancine de 2018, do total de filmes brasileiros lançados em 2016, somente 2% foram dirigidos por homens negros, enquanto nenhuma mulher negra assinou a direção de um filme.

A convidada internacional para o evento, Amanda Nevill, é a diretora-executiva do British Film Institute (BFI), órgão do Reino Unido, que estabeleceu uma política para promoção da diversidade.

O seminário tem apoio do Sesc/SP, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Goethe-Institut. Na capital paulista, no dia 13 de junho, o evento acontecerá na sede do Sesc, na Avenida Paulista, a partir das 9h. No Rio, será na Casa Firjan, na Rua Guilhermina Guinle, em Botafogo, no mesmo horário.

Reportar Erro