Müller, o livro

acessibilidade:

Você já leu um livro em que fica pê da vida com o que está lendo com prazer? Pois é o caso da excelente biografia cuidadosamente bem elaborada e muito bem escrita por Anderson Olivieri sobre o craque Müller. Olha, dá muita raiva ao leitor –  e ele não precisa gostar de futebol –  reviver na intimidade da leitura as besteiras do grande atacante brasileiro dos anos 1980-90. O que se há de fazer com quem tem apenas vinte anos de idade num mundo em que os valores tradicionais podem ser substituídos por dinheiro, sexo, joias, prazer? – algum leitor benevolente poderá indagar. Outros leitores dirão: quanta generosidade, quanto perdão, quanto passar de mão na cabeça recebeu Müller na equipe do Torino! Era a época de ouro da equipe e em geral do futebol italiano. E quanta besteira, quanto equívoco em sua conduta de vida –  vida pessoal e vida profissional – praticou o rapaz de boa formação humanista. Um rapaz sem vícios, respeitador de valores como a família, “atleta de Cristo” (existiu a confraria, integrada por jogadores evangélicos) e de tantas outras marcas em seu caráter de menino que nasceu pobre no Mato Grosso do Sul e gozou a boa vida da riqueza antes de completar trinta anos.

Pergunto: a leitura de muitos romances extraordinários sobre pessoas e acontecimentos não nos deixa às vezes com um sentimento de revolta? Ora, a revolta, no leitor de Predestinado – A vida do craque Müller (Vitália Editora, 2022) mostra quão boa frui a leitura da biografia do jogador. O brasiliense Anderson Olivieri atingiu a meta de todo escritor: despertar logo no início sentimentos diante de sua obra, sacudir o leitor. Ele conseguiu esse objetivo ao tecer a trama literária. Escreveu como se fosse não uma biografia apenas, mas um romance. Um romance de suspense. Lê-se Müller como se lê uma história de ficção dramática ou uma novela policial. A leitura amarra o leitor ao livro. A ansiedade leva-o a querer saber logo o final do capítulo. E assim vai num crescendo. Até ao the end reservado ao notável craque pela magia do futebol e sobretudo pela alta qualidade da escrita.

Não percam esse jogo do escritor Anderson Olivieri e do atacante que tantas glórias deu ao São Paulo e que na Itália chegou a ser comparado a Pelé. O mais importante, porém, é ler a biografia de um ser humano igualzinho a todos nós: de barro. De ouro, Müller também foi vestido e aplaudido, muitas vezes, nos estádios.

Um grande homem, o Müller. E um grande escritor, Anderson Olivieri.

Pedro Rogério Moreia é jornalista e escritor.

Reportar Erro