Valdir Cimino

Luz consciente

acessibilidade:

2020 passou dos prazos de validade e se foi. Nós, na maioria vencidos, esperamos pelos antídotos que reverterão o descaso em esperança e a falta de rumo em estrela-guia. Hoje, dia de reis, o que será que teríamos de presente? Ouro é matéria que não se corrompe, o incenso é ágil e a mirra é forte. Se tais qualidades estivessem entre os “reis” de hoje, a fé no futuro provavelmente seria outra.

Aliás, a fé tão característica do modus vivendi brasileiro, também se desgasta e agoniza, já que seu significado parece absurdo se colocado junto das políticas públicas para manutenção da saúde e bem estar: fidelidade em honrar compromissos, garantia, lealdade

Enquanto nada está assim tão garantido – a negociação, a chegada da vacina e o dia de início das ações – o ideal seria  baseamos-nos em outra tríade: consciência, prevenção e empatia. A questão da saúde preventiva já traria outra sustentabilidade político-econômica para os espaços de convivência, contudo não fomos educados para antes prevenir do que remediar. Com um pensamento sintomático, (que percebe os efeitos mas não age em suas causas), boa parte da população brasileira morre, enquanto a outra espera que uma salvação venha, mas sem se predispor a caminhar de encontro a ela.

Quando eu estive no México no início do ano passado, fui convidado para falar sobre a força do trabalho voluntário para mais de 23 organizações que atuam na causa da prevenção e dos direitos do paciente com câncer e fazem parte da Alianza Latina, trabalho em rede conduzido no Brasil pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a experiência em uma roda de conversa onde as possibilidades de trocas de conhecimento foram ricos em ordem, progresso e amor.

No final do encontro festejamos regados a café e Bolo de Reis, afinal era dia deles.  Baltasar, Gaspar e Melchior. E como tradição, na confecção do bolo é colocado um pequeno berloque representando o menino Jesus. A anfitriã do encontro e os representantes das osc, como gentileza da casa me deram a faca para a primeira fatia, e não é que o Menino Jesus veio para o Brasil?

Sabemos que o que virá depois da pandemia covid19, o vírus mais forte, a vacina, a vacinação efetiva, tudo continuará do avesso e caberá a cada um de nós colaborar com o desenvolvimento sustentável, e é essa mágica que podemos e devemos realizar, cada um com a sua luz consciente, trazendo a redenção para um futuro mais humano.

Valdir Cimino é empreendedor social, fundador do Viva e Deixe Viver, professor em Comunicação Audiovisual, Tecnologia do Ensino e Ciências da Saúde.

Reportar Erro