João Carlos da Silva

Eis que chegou o Baleia

acessibilidade:

Em agosto desse ano escrevi um artigo dizendo que Baleia Rossi estava chegando. Foi o primeiro sinal dado da intenção do Lider do MDB na Câmara dos Deputados vir postular o cargo de Presidente daquela Casa em um veículo de comunicação.

Estava certo quando pontuei os detalhes que lhe dariam essa condição. Ao trazer para perto os partidos de esquerda , Rodrigo Maia lançou Baleia Rossi como seu sucessor.

É um chute na canela do governo federal que aposta em Artur Lira, o candidato chapa branca. Articulado e com prestígio, Lira terá que ser ousado para tentar ser o vencedor. Tem contra si os adversos jurídicos que a mídia expõe todos os dias.

Chegou ao pico dos votos com que conta para si. Terá que buscar o restante no time do lado de lá. Esse time já está em campo para trazer votos de Lira , que já sente a perda de oxigênio eleitoral.

Não será uma disputa fácil. Lira e Baleia são pesos pesados do alto clero da política brasileira.

Baleia Rossi tem positivo para si o seu bom trânsito em todos os partidos que compõe o legislativo.

Não fez do MDB refém do governo na indicação de cargos. Conduziu o partido para votar em cem por cento das matérias em Plenário favoráveis ao governo. Preside o MDB e é seu Líder na Câmara dos Deputados.

Os deputados desejam uma candidatura descolada do governo federal. Querem independência. Isso já era uma realidade que o governo não enxergou na hora oportuna. Distribuir cargos visando dar sustentabilidade na candidatura de Artur Lira, não será vista com bons olhos pela opinião pública.

Nessa eleição o que menos importa são os detalhes sobre a velha e a nova política , existentes ou não. Será a queda de braço entre o governo e a oposição, rastreada na candidatura de Baleia Rossi.

Se o próprio governo não se preparar para entrar na disputa , ousando e sabendo usar táticas republicanas, poderá chegar ao final da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados com seu candidato desfigurado e segurando a broxa.

Reportar Erro