Thiago Brennand vira réu em novo processo e tem sexta prisão decretada

Justiça aceitou nova denúncia por estupro, pela Vara Central da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Paulo

O empresário Thiago Brennand teve sexta ordem de prisão preventiva decretada nesta quinta-feira, 1º, pela Vara do Foro Central da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Paulo. A Justiça recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público (MP) pelo crime de estupro, a partir do depoimento de uma mulher que procurou a Justiça no final de 2022 para acusá-lo pelos crimes de violência física e sexual.

Agora, ele é réu em nove processos. Além das agressões e estupros contra mulheres, o empresário ainda é investigado por agredir o filho e por possuir uma coleção de armas ilegais.

Os casos envolvendo Thiago Brennand ganharam notoriedade após a divulgação de imagens de câmera de segurança de uma academia em São Paulo, em que ele é flagrado agredindo uma modelo. Em decorrência desse episódio, a Justiça paulista determinou a prisão dele.

A decisão é do juiz Carlos Eduardo Oliveira de Alencar. O magistrado destacou que Brennand “dissimulou suas intenções, demonstrando ‘inteligência e gentileza’, para envolver a ofendida”, e que, “diante do encantamento causado pelo denunciado”, a mulher “apaixonou-se e se entregou ao relacionamento”, mas que “não demorou para Thiago se revelar”. Segundo a vítima, apenas a primeira relação sexual foi consensual.

O juiz também pontuou que o depoimento da mulher “muito se assemelha” ao relato feito por outra vítima do empresário. O “traço distintivo mais significativo é o estabelecimento de relação íntima de afeto por duas ou três semanas entre o agressor e a ofendida”, escreveu o juiz.

Brennand gravava “sorrateiramente” momentos íntimos com as mulheres para “constrangê-las e ameaçá-las”. O magistrado ressaltou que o acusado fazia uso dessas imagens, registradas sem permissão, o que “desrespeita” o sexo oposto e representa um “perigo” para a sociedade.

Primeiro dia de julgamento

Na última terça-feira, 30, ocorreu o primeiro dia do julgamento de Brennand, relacionado a outro processo, que corre na 2ª Vara de Porto Feliz, no interior de São Paulo. Presidida pelo juiz Fernando Henrique Masseroni Mayer, na audiência foram ouvidas a vítima e três testemunhas de defesa.

Segundo o TJ, a continuação da audiência foi agendada para o próximo dia 21, às 14h, para oitiva das cinco testemunhas de defesa restantes e interrogatório do réu. Todas as oitivas, incluindo o interrogatório, ocorrem no formato virtual.