Botafogo identifica e bane do estádio ‘torcedor’ que fez gestos racistas
Nas redes sociais, o clube se manifestou logo após o ocorrido e, com ajuda do sistema de reconhecimento facial, identificou o criminoso
Cenas lamentáveis foram registradas após a vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Palmeiras, um torcedor alvinegro foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Verdão. O ocorrido aconteceu nesta quarta-feira (14), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela partida de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores.
Com ajuda do sistema de biometria facial do Nilton Santos, o homem identificado trata-se de Vinícius Ramos, morador de Maricá e funcionário da Prefeitura da cidade da Região Metropolitana do Rio. Em imagens que circulam pela internet, Vinicíus imita um macaco diversas vezes e aponta em direção à cor de sua pele ao setor de visitantes.
Após a identificação, o clube carioca baniu permanentemente a entrada de Vinícius no estádio Nilton Santos, além de ser excluído do quadro de sócios do time carioca. Em nota, o Botafogo se manifestou pelas redes sociais após a atitude vergonhosa do “torcedor”. Veja na íntegra:
O Botafogo está buscando identificar o torcedor que cometeu atos racistas durante a partida de hoje, no Nilton Santos, e vai acionar as autoridades competentes para as providências legais. Racismo é crime. O Clube reitera o seu compromisso no combate a todas as formas de…
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024
Logo que identificado, Vinícius também foi exonerado do cargo na administração pública na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Maricá. Em nota, a prefeitura do município fluminense afirma ter tomado as devidas providências.
“A prefeitura de Maricá demitiu o torcedor envolvido em atos racistas no jogo entre Botafogo e Palmeiras, quarta-feira (14/08), no estádio Nilton Santos. Vinicius Ramos foi exonerado da função que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia.”