Volvo lança o VM 20 Anos, em celebração as duas décadas do caminhão
Lançado em 2003, o semipesado – líder da categoria – já teve mais de 90 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro
Para celebrar as duas décadas do VM, a Volvo apresenta uma série especial do caminhão semipesado, a 20 Anos. Limitado em 200 unidades, a versão comemorativa estará disponível nas configurações 6×2 e 8×2, todas com o novo D8K aliado com a caixa de câmbio I-Shift.
No exterior, o caminhão conta com pintura “Iced Mercury” metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa “VM 20 Anos” e outros detalhes exclusivos. Além disso, os veículos da série possuem faróis de neblina, luz de posição extra, espelhos elétricos com aquecimento, para sol frontal, lanternas em LED e buzina a ar.
Por dentro, o VM 20 Anos tem pacote de acabamento completo, com ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto, vidros elétricos, para-sol interno lateral, rádio bluetooth com porta USB. A série especial ainda é equipada com o hardware “Volvo Connect”, para conexão com o sistema de conectividade remota da marca.
O VM chega aos 20 anos com uma série especial limitada para celebrar a data. Líder entre os semipesados, o caminhão completa duas décadas com mais de 90 mil unidades vendidas no Brasil. Lançado em 2003, o VM foi o primeiro semipesado da marca no país, sendo projetado e produzido no complexo industrial de Curitiba (PR).
“Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por conta de sua versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado. É uma referência em produtividade, robustez e conforto. Esta versatilidade impulsiona suas vendas, sempre crescentes ao longo dessas duas décadas. O VM tem história pra contar e muita história ainda por fazer”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
Em 2003, a sueca apresenta o VM no Brasil foi, que inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito. Dois anos depois, a marca lança mais dois modelos, o cavalo mecânico com motor de 310 cavalos e o rígido 6×4. Em 2012 ela lança a terceira geração do VM, com novo interior, cabines mais modernas e motores Euro 5.
A quarta geração veio já 2014, com grandes mudanças externas e a introdução das versões 8×2 e 8×4 e do câmbio I-Shift. Em 2016 veio o VM 32 toneladas. No ano seguinte, foi o primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a ganhar tecnologia autônoma. Em 2021, veio o VM Light Mixer para o segmento de betoneiras, com uma redução da tara em 900kg.
No ano passado, a mais recente novidade da linha VM, a Euro 6, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo, com 290 e 360 cavalos, com o câmbio I-Shift de sétima geração, a mesma do FH. Outra novidade foi o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.
1/7