Volvo inicia testes de rodagem do ônibus elétrico BZL no Brasil

A demonstração de uso real do chassi de ônibus urbano elétrico ocorre no sistema URBS de Curitiba, no Paraná

A Volvo inicia a primeira demonstração de um chassi de ônibus urbano elétrico em uma operação real no Brasil. O BZL Elétrico rodará nas linhas Inter 2 e Interbairros II do sistema URBS, que interligam de forma circular, dezenas de bairros de Curitiba, no Paraná. 

A capital paranaense é pioneira na adoção do sistema “Bus Rapid Transit”, o BRT, atualmente presente em inúmeras cidades pelo país. Diariamente, cerca de 135 mil passageiros passam pelas duas rotas no qual a sueca testa seu novo modelo.

“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT, com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. 

Segundo a marca, a demonstração em Curitiba faz parte do atendimento dos requisitos do edital publicado pela URBS, o órgão gestor do transporte público de passageiros da capital paranaense, para a aquisição de veículos elétricos para a cidade a partir de 2024. 

“A performance dos ônibus elétricos Volvo tem sido muito positiva na Europa e em diversos países de outros continentes. Agora vamos mostrar que esse bom desempenho se repetirá nas condições severas que temos na América Latina”, aponta Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. 

Durante a demonstração em Curitiba, as autoridades municipais da URBS farão avaliações sobre pontos-chave como consumo de energia, autonomia, nível de ruído e o desempenho do veículo na topografia da cidade. O BZL Elétrico é um chassi 4×2 destinado a operações urbanas e metropolitanas. 

Ele é equipado com baterias de íon lítio de 94kWh, sendo que o veículo da demonstração conta com quatro baterias, é movido por um motor de 200kW (272 cavalos) e 43,3kgfm de torque instalado na parte traseira, com todos os componentes do chassi e do trem-de-força desenvolvidos pela marca.

Equipado com sistema de ar-condicionado, o BZL da demonstração em Curitiba foi construído de acordo com as exigências da URBS para ônibus elétricos, em atendimento às demandas do sistema de transporte da capital paranaense. 

O veículo tem 12,6 metros de comprimento e carrega até 80 passageiros. Com autonomia de até 300 quilômetros, operará durante todo o dia e recarregará as baterias na garagem do operador à noite. Durante a demonstração, o ônibus circulará na frota da Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade.