Volvo envia mais de 500 ônibus do modelo B8R para o Chile

Os chassis foram produzidos no Brasil e na Suécia, com as carrocerias fabricadas pelas brasileiras Marcopolo e Caio

No fim de 2022, a Volvo finalizou a entrega de uma das maiores licitações de ônibus voltada para o transporte público da América Latina dos últimos anos, para o sistema Red Metropolitana de Movilidad, em Santiago, no Chile, que teve início em 2021.

Ao todo, a marca exportou 566 novos ônibus para o país andino, sendo 473 do modelo convencional e 93 articulados. A operação dos veículos será feita pelas empresas RBU Santiago e Buses Alfa e Omega, do Grupo Metropol, ambas dentro do Red Metropolitana de Movilidad, sistema de ônibus de Santiago e um dos maiores e mais importantes do continente.

“A Volvo tem uma longa história no sistema de transporte público de Santiago. Nossos ônibus têm alto reconhecimento por parte dos operadores e também da população da cidade. É um privilégio manter a forte presença da nossa marca nessa renovação de frota”, aponta André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

Os chassis dos veículos foram produzidos nas fábricas de Curitiba, no Paraná, e em Borås, no país natal da marca, a Suécia. Já as carrocerias foram fabricadas pela Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) e pela Caio, em Botucatu (SP). 

Para chegar a Santiago os veículos seguiram em comboio atravessando os Andes pela famosa estrada de “Los Caracoles”, assim chamada pela longa sequência de curvas sinuosas na transposição de altitude na cordilheira que separa Argentina e Chile. 

A viagem tem mais 2.700 quilômetros, percorridos em dez dias. Se realizada durante o inverno, a jornada tem duração imprevisível, por conta das fortes nevascas que podem provocar o fechamento da estrada. 

“Fizemos um planejamento detalhado para que os veículos cruzassem os Andes no melhor momento e chegassem dentro do prazo determinado pela licitação para início da operação”, assegura José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.

Os 93 articulados são do modelo B8R. É um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de 8 litros. Os demais 473 também são do modelo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da carroceria. 

Os veículos têm sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo Connect, serviço conectado de gerenciamento de zonas de segurança, dentre outros recursos avançados.