Volvo disponibiliza versão do FH que pode rodar com 100% de Biodiesel

A transportador interessada precisará de autorização da ANP, já que o B100 não está disponível comercialmente no país

A Volvo passa a oferecer uma nova versão do caminhão FH com a possibilidade de rodar com 100% de biodiesel, o chamado “B100”. A comercialização, no entanto, está condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica sueca no Brasil. 

Além disso, conforme previsto em regulamentação, o transportador precisará de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), já que o B100 não está disponível comercialmente para uso em veículos no país.

Segundo a Volvo, a alternativa atende a um pedido de frotistas que produzem seu próprio Biodiesel, principalmente a partir de soja. Para rodar com B100, esses transportadores precisarão ainda solicitar aprovação da ANP, que tem rígidos controles sobre a produção e estocagem desse combustível para uso veicular.

“Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. 

De acordo com a montadora sueca, veículos comerciais abastecidos exclusivamente com biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO², dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível.

Para rodar com 100% de biodiesel, a Volvo fez um projeto de motor exclusivo, baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o FH, esta nova solução tem diferentes aplicabilidades, o transportador terá a flexibilidade de optar por diferentes proporções de biodiesel, indo desde o B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel, atualmente disponível nos postos do Brasil) até o B100 (puro). 

“Isso traz grande versatilidade no uso dos caminhões, uma vez que podem ser abastecidos também com o diesel S10 disponível no país. Assegura também facilidade no momento da revenda futura do veículo”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

A marca afirma ainda que, além de necessário uma consulta prévia e aprovação da engenharia da Volvo, o uso do B100 é restrito aos veículos fabricados para essa especificação. Não é possível usar biodiesel 100% em caminhões que não tenham sido produzidos para isso.