Volvo CE apresenta as carregadeiras L110H e L120H no Brasil

As novidades, produzidas em Pederneiras (SP), completam a atualização tecnológica e ampliam o portfólio da sueca no mercado brasileiro

A Volvo Construction Equipment apresenta as carregadeiras de rodas L110H e L120H no Brasil. Os modelos, produzidos na planta de Pederneiras, no interior de São Paulo, da sueca, chegam com melhorias que, segundo a marca, elevam a produtividade em até 12% e a economia de combustível em até 28% em relação às antecessoras. 

As novas máquinas podem ser utilizadas nos segmentos de mineração, indústria, construção civil e também em obras de infraestrutura pesada. Ainda segundo a Volvo, as novas L110H e L120H são modelos versáteis que completam a atualização tecnológica e o portfólio de carregadeiras da montadora. 

Agora, a sueca conta com 11 modelos, que começam com a L60H, com peso operacional de 13.600kg, e vai até a L350H (56.300kg) em seu portfólio no Brasil. A L110H tem peso operacional de 20.700kg. Já a L120H, de 21.600kg. 

As carregadeiras contam com o novo motor D8L. São 228 cavalos na L110H e 241 na L120H. O propulsor é 5% mais forte e tem níveis de confiabilidade e eficiência superiores à versão anterior. Além de alto torque em baixas rotações, como nas demais carregadeiras da série H. Elas ainda contam com sistemas que auxiliam na redução de combustível.

A função “eco pedal” ajuda na economia de combustível ao orientar o operador a reduzir a rotação do equipamento a níveis de alta eficiência. O “controle de tração” regula a tração dos pneus em terrenos escorregadios para evitar deslizamento e gasto excessivo de combustível. Já o “desligamento postergado do motor” auxilia no resfriamento do propulsor, o que garante maior vida útil dos componentes.

Outro destaque é o novo câmbio, que pode ser equipado com a tecnologia OptiShift. Ele usa algoritmos inteligentes para otimizar a troca de marchas, o torque e a pressão do óleo, adaptando-se às condições de trabalho. O “controle de força de tração” garante maior eficiência no carregamento e melhora o desempenho nos aclives, o que reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

Para facilitar a manutenção, as carregadeiras oferecem acesso irrestrito a componentes vitais e o capô do motor tem abertura elétrica. Os modelos têm acesso seguro, com o pega-mão destacado em laranja, para atenção do operador nos pontos de apoio para subir e descer da escavadeira e os degraus têm chapas corrugadas que evitam escorregões.

O operador conta ainda com cinto de segurança de três pontos. As escavadeiras ainda oferecem quatro pacotes de luzes para atender qualquer operação, com opção em lâmpadas LED ou halógenas. Além disso, o limite de carga de tombamento aumentou em 4% na L110H e 6% na L120H.

Dentro da cabine, o assento do operador tem apoio lombar, de cabeça e braços, com regulagens de altura, profundidade e inclinação. O painel digital foi redesenhado. A interface é mais amigável e com mais funções, o que reduziu o número de botões na coluna.

Em toda a série H, os comandos são eletro-hidráulicos, o que aumenta o conforto e a precisão nos movimentos. As alavancas têm a opção de joystick. E uma novidade, equipamentos com a quarta função hidráulica oferecem o joystick opcional com as quatro funções integradas.

As novas carregadeiras trazem de série o Volvo Co-Pilot, conjunto de tecnologias que aumentam a produtividade, a eficiência e a segurança. Estão disponíveis funcionalidades como o “assistente de carregamento”, “sistema de medição de carga”, “sistema de monitoramento da pressão dos pneus”, dentre outras.