Volvo apresenta linha 2022 do XC90 com sistema que purifica o ar
Sempre híbrido plug-in, o SUV grande chega em três versões e capacidade de purificação do ar capaz de neutralizar 95% dos contaminantes
A Volvo apresenta a linha 2022 do XC90. O SUV grande de sete lugares chega em três versões, com visual levemente renovado, o consagrado sistema híbrido plug-in e lista de equipamentos recheada a partir de R$ 469.950. Além disso, agora, ele tem capacidade de purificar o ar interno, neutralizando 95% dos contaminadores.
Batizado de Advanced Air Cleaner PM 2,5, o avançado sistema de purificação do ar filtra os contaminantes que chegariam à cabine, essas partículas podem impactar seriamente no sistema respiratório humano.
“Essa é mais uma tecnologia pioneira e exclusiva da Volvo que contribui para que todos os ocupantes respirem um ar ainda mais limpo. O desenvolvimento deste sistema pioneiro reforça mais uma vez o compromisso da Volvo Cars com as pessoas. O XC90 é um ícone para a marca e os novos recursos deixam esse SUV ainda melhor para toda família”, afirma André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Car Brasil.
A filtragem é realizada por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas, que exterminam e retém as partículas, eliminando cerca de 95% das substâncias com dimensões menores que 2,5 micrômetros.
Além do filtro, o modelo conta também com sistema que monitora a quantidade destas partículas na cabine e informa sobre as condições do ar no interior do veículo.
O visual do SUV grande também foi levemente alterado, com foco no para-choque traseiro, que não conta mais com a saída de escapamento. Além disso, a carroceria ganha diversos detalhes cromados.
Outra novidade é a alteração da nomenclatura, a versão de entrada passa a se chamar Recharge Inscription Expression (R$ R$ 469.950), a intermediária é a Recharge Inscription (R$ 524.950) e a topo de linha é a Recharge R-Design (R$ 539.950).
Por dentro, há uma nova manopla do câmbio. De resto, a Volvo mantém o estilo elegante do XC90 que leva até sete passageiros. São duas opções de acabamento, com madeira ou alumínio.
O conjunto mecânico é o T8 hybrid plug-in, que pode ser carregado em uma tomada convencional e também abastecido no posto de combustível. Combinados, a potência dos motores é de 407 cavalos e insanos 65,2kgfm de torque e ele ainda conta com tração integral eAWD e transmissão automática de oito velocidades.
Com os sistemas Brake-by-wire e de recuperação de energia, é possível reduzir o consumo de combustível e as emissões, recuperando a energia cinética durante a frenagem. O XC90 conta com a configuração ‘B’ do motor, que ajuda na regeneração de energia.
Como modelo topo de linha da marca sueca, a lista de equipamentos do SUV é generosa. Destaque, claro, para os auxiliares de condução como o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
Ele ainda vem com piloto automático adaptativo, alertas de tráfego lateral com frenagem automática e de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, faróis full LED autodirecionais com função antiofuscante, câmera 360º, Park Assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e o sistema Sensus com Volvo On Call.
O sistema é serviço um segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Ele permite também, por meio do aplicativo, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação.
Na parte da comodidade, central multimídia com tela vertical de nove polegadas, conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e navegação, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, head-up display, sistema de áudio da Bowers & Wilkins de 1400 watts de potência e chave inteligente para abertura das portas e partida do motor.
1/15