Volkswagen confirma que a van elétrica ID.Buzz virá para o Brasil
Ainda sem valor divulgado, a “filha” moderna da saudosa Kombi chegará em um lote limitado de 70 unidades
Após muita especulação, aparições em eventos de música e bastante expectativa, a Volkswagen finalmente confirma que a ID.Buzz virá para o Brasil. A minivan 100% elétrica desembarcará por aqui até o fim do ano em um lote especial de 70 unidades, em alusão às sete décadas da marca por aqui, ainda sem preço definido.
Na Alemanha, a filha moderna da saudosa Kombi custa salgados 66 mil euros, ou seja, apenas na conversão direta, ela pula para R$ 345 mil. Assim, é quase impossível ela chegar por aqui por menos de R$ 420 mil, lembrando que veículos elétricos não têm a incidência do imposto de importação, de cerca de 32%.
“A ID.Buzz é o ícone da era eletrificada da Volkswagen. Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros poderão reviver a liberdade e independência da ‘Velha Senhora’, agora zero emissões e totalmente sustentável. A ‘Kombi Elétrica’ é a união de forças das nossas estratégias de crescimento e descarbonização para a região”, afirma Alexander Seitz, chairman da Volkswagen América Latina.
Segundo a marca, a ID.Buzz passou por etapas de pesquisas e testes no Brasil. Ela afirma que a conexão histórica da Kombi com a van elétrica trouxe resultados excelentes nas avaliações realizadas no último ano junto aos principais parceiros de negócio da montadora, como concessionários, fornecedores, autoridades e clientes.
A ID.Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. Ela foi construída sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do grupo Volkswagen, a primeira de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.
A minivan é equipada com uma bateria de 77kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cavalos de tração traseira. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
A ID.Buzz chegará ao Brasil com uma extensa lista de equipamentos voltados para a assistência à condução, como piloto automático adaptativo, auxiliares de permanência em faixa, de frenagem e de manobra, batizado de Turn Assist, ele facilita as conversões transversais considerando o tamanho da minivan.
1/16