Volks Tiguan Allspace retorna ao Brasil mais caro e menos potente

O SUV médio de sete lugares retorna ao país em versão única, a conhecida R-Line, com o mesmo motor 2.0 turbo, mas mais fraco

Após um pequeno hiato, a Volkswagen retoma a importação do Tiguan Allspace para o Brasil. O SUV médio de sete lugares volta ao país em versão única, a conhecida R-Line, com o não mais poderoso motor 2.0, que está mais fraco, por insanos R$ 278.990.

Apesar de pouco perceptível, o utilitário recebe linhas mais esportivas, com tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os faróis foram bem atualizados, agora são do tipo IQ.Light Matrix e estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.

O visual é praticamente o mesmo de quando o modelo parou de ser ofertado por aqui.

Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As rodas de 19 polegadas são inéditas, com detalhe diamantado e pneus 235/50.

Normalmente, R-Line é a nomenclatura tradicional da Volks para modelos que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia. O Tiguan até reunia isso tudo, mas não mais, já que o motor ficou inexplicavelmente mais fraco, mesmo sendo o conhecido 2.0 turbo EA888, mas em uma inédita e pouco animadora configuração.

Por dentro, nenhua novidade.

A atual caixa de força gera apenas 186 cavalos e 30kgfm de torque, para se ter uma ideia, no Jetta GLi, o conjunto tem ótimos 230 cavalos e 35,7kgfm, uma diferença considerável. E, quando teve as vendas suspensas por aqui, ele tinha 220 cavalos. O câmbio é automático de oito velocidades e ele tem quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual).

Ao menos, a lista de equipamentos melhorou, principalmente com o Travel Assist, que une piloto automático adaptativo com Stop&Go, auxiliar de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro e park assist, o auxiliar de estacionamento automático.

Ao menos ele ganhou o Travel Assist com auxiliares de condução.

Na parte da segurança, ele ainda vem com controles de tração e estabilidade, seis airbags, auxiliares de frenagem pós-colisão e de manobra, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, monitoramento de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. 

Entre os itens de comodidade, bancos em couro perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista, volante com botões touch, aquecimento e borboletas, painel de instrumentos Active InfoDisplay com tela de 10,25 polegadas, ar-condicionado de três zonas com saída para a segunda e terceira fileiras e carregador de celular por indução.

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line.

Ele ainda vem com central multimídia com display de oito polegadas com conectividade sem fio para smartphone via Android Auto e Apple CarPlay, navegação nativa, controle de voz e ajustes do veículo e luz ambiente da cabine com 30 opções de cores. O teto solar panorâmico é o único opcional disponível no Tiguan. 

1/8Volkswagen Tiguan Allspace.Volkswagen Tiguan Allspace.Volkswagen Tiguan Allspace.Volkswagen Tiguan Allspace.Volkswagen Tiguan Allspace.Volkswagen Tiguan Allspace.Volkswagen Tiguan Allspace.Volks Tiguan Allspace retorna ao Brasil mais caro e menos potente (fotos: VW).