Um elétrico do barulho! BYD Seal chega para ‘aterrorizar’ os rivais

O ousado chinês chega ao Brasil para gerar bastante ruído – apesar de ser elétrico – em um segmento dominado por alemães, o dos sedãs premium

São Paulo (SP) – No fim de 2021, a BYD iniciou a operação da divisão de veículos da marca no Brasil com o poderoso Tan EV, um SUV grande de sete lugares totalmente elétrico. Há época, a marca gerou um certo ruído em uma categoria bem nichada, afinal, o utilitário chegou custando mais de meio milhão.

O segundo modelo corroborou com essa ideia nichada. O Han EV – meio que uma versão sedã do Tan, com o mesmo conjunto mecânico poderoso – reafirmou a marca como uma montadora de luxo. Os seguintes, o primeiro híbrido com o Song Plus e um elétrico menor, o Yuan Plus, começaram a mostrar que a chinesa deslumbrava algo a mais. 

Este “a mais” da BYD veio com o penúltimo modelo apresentado no Brasil, o pequeno Dolphin, o primeiro de uma série de veículos inspirados nos mares. Com valor agressivo, ele fez a concorrência se mexer e gerar uma onda de derrubada de preços. Movimento parecido que deve ocorrer agora, mas uma prateleira acima, entre os sedãs premium. 

Mesmo com um valor um pouco maior, R$ 296.800, a mais recente novidade da chinesa chega ao Brasil para gerar ainda mais barulho na concorrência. Com o Seal, o foco da BYD é, principalmente, os sedãs alemães, mesmo que não eletrificados. O “Foca” elétrico aposta em um visual deslumbrante, potência aterradora e muita tecnologia para gerar tremores nos rivais.

Briga boa

Um dos diferenciais: 3.8 segundos de 0 a 100km/h.

Assim como fez com o Dolphin, o Seal chega com preço super agressivo, para a categoria. Primeiro que ele não conta com nenhum concorrente direto, que una o conjunto elétrico, a alta potência, os equipamentos de série e o estilo luxuoso. Até por isso, o principal foco da marca são os sedãs premium, na sua maioria, puramente a combustão, com um ou outro eletrificado. 

O modelo, disparado mais vendido da categoria, é o BMW Série 3, que a versão de entrada, a 320 GP, custa R$ 320 mil. Outro concorrente de peso é o Classe C, que parte de R$ 360 mil na C 200. Na Audi, A4 (R$ 326 mil) e A5 (R$ 364 mil) brigam com o Seal. Resta saber se as alemãs também entrarão na ciranda de baixa de preço para fazer frente ao ousado chinês.

Elegância do oceano

O sedã tem elegância de sobra.

Como sempre falamos, design, o visual de um veículo, está muito atrelado ao gosto pessoal. O que uma pessoa pode achar bonito, outra não o considera. E, em uma rara ocasião, pedimos licença a você, caro leitor, para elogiar o Seal neste ponto. O sedã esportivo entrega um estilo elegante e, na visão deste que vos escreve, de extrema beleza. 

O Seal conta com linhas visualmente belas e, claramente inspiradas em outros dois modelos, igualmente elétricos. Ao bater os olhos no “Foca”, fica claro o estímulo que os designers chineses tiveram no Porsche Taycan e no Tesla Model S. É até difícil dizer o que chama mais a atenção na dianteira do Seal, se capô ou o ousado conjunto óptico. 

O interior segue o padrão de luxo e esportividade.

Ao serem ligados, os faróis “saúdam” quem está fora do veículo. As maçanetas embutidas dão um charme e um luxo a mais ao sedã. As rodas e as saias laterais apontam o lado esportivo do elétrico, assim como o estilo coupé e o difusor no para-choque traseiro. 

O interior, para variar, é um caso à parte. O visual interno mistura luxo e esportividade, o volante de base reta tem acabamento em couro e black piano, materiais que também são vistos no console central. O destaque, mais uma vez, é a gigante tela rotativa da central multimídia, que no Seal tem 15,6 polegadas e pode ficar na vertical ou na horizontal.

Até os bancos traseiros são belamente desenhados.

As linhas internas remetem a nova família inspirada nos mares, com bancos elegantemente desenhados, mesmo os traseiros. Falando neles, o espaço para os ocupantes da segunda fileira é generoso, mas para dois ocupantes, um terceiro gera um aperto desnecessário. O porta-malas conta com ótimos 400 litros de espaço. 

O interior do Seal ainda apresenta dois pontos interessantes, como um bom sedã de luxo, ele tem saída do ar-condicionado e duas portas USB (uma normal e outra do tipo C) virado para o banco traseiro e o teto solar panorâmico, que não conta com cortina, mas sim um sistema de filtragem de luz e calor que deixa a cabine climatizada mesmo sob sol forte. 

Foca eletrizante

A sensação ao volante é a mais divertida possível.

O primeiro contato com o Seal, o visual, já é algo impactante, mas não prepara o motorista para o que vem em seguida. Os números frios até dão uma ideia de como pode ser a condução do sedã, mas não chegam nem perto da realidade. 

O chinês utiliza dois motores, um em cada eixo, que geram, juntos, surreais 531 cavalos. Ele supera, e muito, o Ford Mustang e seu poderoso V8 de 483 cavalos, só para deixar um exemplo. O torque é tão absurdo quanto, de 60,3kgfm – também superior ao “cavalo” americano. 

O sedã acelera e freia como poucos.

A primeira sensação ao entrar no Seal é como o banco, belamente desenhado, “abraça” o motorista, o que mostra que a condução será, no mínimo, confortável. A partida, feita por meio de um botão no console central, gera aquela estranheza clássica dos elétricos, a completa ausência de som. E, é aí, que a diversão começa de verdade. 

O mais leve toque no acelerador faz o sedã disparar como poucos veículos são capazes de fazer. O número “3.8” na traseira não está ali por acaso, é o tempo que ele gasta para ir do zero aos 100km/h, ou seja, praticamente num piscar de olhos. A aceleração é tão brutal e divertida, que é impossível não sentir o corpo sendo comprimido ao banco. 

Além da aceleração, as retomadas são impressionantes.

Se o motorista estiver acompanhado de qualquer pessoa, ao pisar forte no acelerador, a reação da “visita” é apenas uma, da mais completa admiração, seguida de uma risada prazerosa. Tanta potência gera um outro fator impressionante, a retomada. Mesmo em velocidade, um toque no pedal da direita faz o carro disparar com extrema facilidade.

Como um bom esportivo, as frenagens também são feitas de forma primorosa. Os freios a disco ventilados nas quatro rodas e perfurados nas dianteiras fazem um trabalho tão bom quanto os poderosos motores elétricos. A suspensão, mesmo mais firme, como deve ser em um esportivo, absorve perfeitamente as imperfeições do solo, deixando o rolar confortável.

A poderosa Blade

O Inmetro fala de 372 de autonomia, mas a BYD garante mais.

O Seal, como todo BYD, utiliza o poderoso conjunto de baterias Blade. Mas o sedã inaugura uma tecnologia inovadora da marca, o “Cell-to-Body” (CTB), que permite que a peça seja uma parte da estrutura da carroceria. O que gera maior rigidez, segurança e melhora a eficiência do espaço no veículo, tanto para os passageiros, quanto para bagagem.

No sedã coupé, a Blade tem 82,56kWh de capacidade, com voltagem máxima de 645v. Segundo a marca, em um carregador ultrarrápido, de 150kW, ele gasta apenas 30 minutos para ir de 30% a 80%, o que garantiria uma autonomia de 300 quilômetros. 

Pelo ciclo PBEV, medido pelo Inmetro (o padrão brasilerio), o número oficial é de até 372 quilômetros com apenas uma carga. Mas ao entrar no veículo que testamos em São Paulo, o painel apontava 92% com autonomia de quase 500 quilômetros. Como foi apenas um primeiro contato, não dá para garantir que ele realmente fará isso tudo.

Super caprichado

O gigante teto solar tem filtragem de luz e calor.

A lista de equipamentos do Seal é tão impressionante quanto o conjunto elétrico. Ele vem com conexão inteligente 4G, atualização Over The Air (OTA), a já mencionada tela rotativa 15,6 polegadas, com função de controle de voz, apps integrados, conexão Android Auto e Apple CarPlay e quatro portas USB, carregamento sem fio para smartphones.

Ele vem também com painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, áudio Dynaudio com 12 alto-falantes, maçanetas embutidas às portas, ar-condicionado dual zone com saída para traseira, porta-mala com abertura e fechamento elétrico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e memória e sistema “boas-vindas” para o motorista. 

As maçanetas embutidas são um charme a mais.

Para completar os equipamentos de comodidade, chave sensorial, climatização com ativação remota, teto solar panorâmico com controle automático de controle de temperatura e volante com ajustes de altura e profundidade.

Na parte da segurança, sistema Adas completo, com alertas de colisão dianteiro e traseiro com frenagem de emergência automática e de tráfego cruzado traseiro, assistentes de manutenção e de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, leitor de placas, oito airbags, conjunto óptico full LED, freio de estacionamento eletrônico com auto hold.

Saída de ar e portas USB para a traseira.

Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego, retrovisores externos com desembaçador e interno eletrocrômico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera 360º e três modos de condução (Eco, Normal e Sport), completam a lista de equipamentos de segurança.

A opinião do Diário Motor

BYD Seal.

O Seal é um daqueles raros veículos que geram diversos impactos. O primeiro é visual, graças ao estilo ousado e elegantemente esculpido do sedã coupé. O segundo é racional, os números dele, tanto do conjunto elétrico, quanto da lista de equipamentos, aliado ao preço, gera a super incomum estranheza de “deveria ser mais caro”. 

Por fim, a sensorial, tanto pela completa ausência de ruído, comum aos elétricos e sempre esquisito, quanto – e principalmente – a força dos motores. A vitalidade do sedã ao pisar no acelerador é algo praticamente único, a “pancada” que ele dá é extremamente prazerosa. Ele não só vale a compra, como é grande concorrente a melhor veículo disponível no Brasil até R$ 300 mil! Nota: 10.

Ficha técnica

Motor: elétrico

Potência máxima: 531cv 

Torque máximo: 60,3kgfm 

Transmissão: automática 

Direção: elétrica

Freios: a disco nas quatro rodas

Autonomia: 372 quilômetros (padrão Inmetro)

Porta-malas: 400 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.460 x 1.875 x 4.800 x 2.920mm  

Valor: R$ 296.800

1/54BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.Um elétrico do barulho! BYD Seal chega para ‘aterrorizar’ os rivais. Fotos: Geison Guedes/DP e BYD.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.Em novo ‘aviso’, BYD se impõe ao apresentar o poderoso Seal. Foto: BYD.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.BYD Seal.

*Viagem a convite da BYD.