‘Tiro no pé’: BYD lança o Dolphin Mini mais caro do que esperado

O mais novo modelo da chinesa ficou longe de ser o elétrico mais barato do Brasil e só leva até quatro pessoas

Nos últimos dias, a BYD fez um estardalhaço com a divulgação do novo veículo da marca no Brasil, o Dolphin Mini. E gerou uma grande expectativa em relação ao preço, visto que a chinesa surpreendeu com Dolphin e Seal, mas dessa vez o espanto foi totalmente negativo.

Apresentado pomposamente com a presença do global Luciano Huck, o Dolphin Mini chega ao Brasil por inesperados R$ 115.900, bem acima do esperado pelo público e concessionários (inclusive, o principal comentário na live de apresentação foi o de ‘estou cancelando a minha reserva’, já que existia a expectativa dele chegar abaixo dos R$ 100 mil).

Mesmo com o valor “errado”, o Dolphin Mini chega como o segundo elétrico menos caro do Brasil, atrás apenas do Renault Kwid E-Tech, que teve o preço reduzido recentemente para R$ 99.990. O chinês ainda custa menos do que os compatriotas Caoa Chery iCar (R$ 119.900) e Jac e-JS1 (R$ 126.900).

Não é só no preço que a gigante chinesa erra com o novo veículo, mas no nome também. Na China, o supercompacto foi batizado de Seagull (Gaivota), seguindo a linha “Ocean” da marca, na qual o Dolphin (Golfinho) e Seal (Foca) fazem parte também. Por aqui, a decisão foi buscar o sucesso do irmão maior, o que certamente confundirá o público, já que ele não é uma versão mini do Dolphin, mas sim um veículo completamente diferente.

Mesmo caro, o Dolphin Mini é o segundo elétrico mais barato do Brasil.

Um alento é que, a versão escolhida para vir ao Brasil utiliza a consagrada bateria Blade. No caso do Mini, com 38kWh de capacidade, o que, segundo a marca, garante uma autonomia de 280 quilômetros, pelo selo Conpet, o PBEV do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e que pode ser carregada em tomadas de 127 ou 220V. 

A chinesa afirma que leva menos de 30 minutos para ir de 30% a 80% de carga, mas não informou em qual tipo de carregador. Falando nele, ela não deixou claro se todos os clientes terão direito a um WallBox (como em todos os veículos da marca) ou apenas os que adquirirem o modelo na pré-venda. Procurada, a marca confirmou que, com os outros modelos, o Mini também virá com carregador em qualquer situação de compra. 

O motor elétrico gera 75 cavalos e garante uma aceleração de longos 14 segundos.

O motor elétrico aliado a bateria Blade gera 75 cavalos de potência e 13,5kgfm de torque, o que garante uma aceleração nada otimizada, com 0 a 100km/h de longos 14,9 segundos. Direção elétrica, suspensão tipo McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, freio de estacionamento eletrônico e a disco nas quatro rodas completam o conjunto mecânico.

Além do preço, do nome e da baixa potência, outro porém do Dolphin Mini, apesar do tamanho interno (são 2.500mm de entre-eixos), é a capacidade de passageiros. Ele foi homologado com apenas quatro assentos, ou seja, a família tem que ser pequena.

Ele foi homologado para apenas quatro pessoas.

Ao menos, como o irmão maior, ele é bem equipado. Em versão única, tudo nele é de série. Entre os itens, destaque para bancos dianteiros tipo concha com o do motorista com ajustes elétricos, a já conhecida central multimídia rotativa com tela de 10,1 polegadas e conexão via Android Auto e Apple CarPlay, carregador para smartphones por indução, conexão 4G e painel de instrumentos digital de sete polegadas.

Entre os equipamentos de segurança, seis airbags, piloto automático, câmera de ré, retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajustes elétricos, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, função Auto Hold, sensores de estacionamento e sistemas de frenagem de emergência e regenerativa. 

BYD Dolphin Mini.

O modelo, que já está disponível nas concessionárias da marca, chega em quatro cores: branca (interior rosa e azul escuro), preto (interior azul escuro), rosa (interior Rosa) e verde (interior azul claro). A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros, para a bateria é de oito anos e sem limite de quilometragem.

1/25BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.‘Tiro no pé’: BYD lança o Dolphin Mini mais caro do que o esperado (fotos: BYD).BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.BYD Dolphin Mini.