Testamos a Ram 1500 Rebel, um ‘bode’ para lá de robusto e veloz
A picape que pode ser conduzida por habilitados com CNH B aposta no espaço generoso e na força do poderoso motor Hemi
Poucas marcas do universo automotivo tem tantas nuances em relação ao nome, quanto a americana Ram. Em uma tradução simples e literal, o termo, em inglês, significa “bater”. Algo que, convenhamos, não conversa bem com uma montadora de veículos. Ao longo da história, a nomenclatura foi utilizada de forma variadas pelo, hoje, grupo Stellantis (que já foi Chrysler e FCA).
Em 1952, para batizar um inédito motor V8 para suas picapes, a Dodge escolheu o termo Ram. Anos depois, em 1974, a marca apresentou um utilitário robusto e, pela primeira vez, usou o nome em um veículo, o Ramcharger. Apenas em 1981, com 64 anos de história em caminhonetes, a Dodge utilizou a nomenclatura Ram em uma picape.
No ano seguinte, surgiu a compacta Rampage (não confundir com a brasileira). Em 1990, a Dodge divulgou o conceito LRT, que modificou para sempre o estilo da categoria, com a nova linha Ram lançada em 1994. Mas o ano mais importante da montadora é 2009. Após a aquisição da Chrysler pela Fiat, criando o grupo FCA, a Ram virou marca própria.
Como uma montadora específica de utilitários, e reforçando o uso do Bode como símbolo, a americana passou a utilizar números para as suas picapes, principalmente as grandes (no Brasil ela retomou o nome Rampage para o modelo intermediário), como 3500, 2500 e a 1500, que tem a versão de estilo mais esportivo Rebel, o nosso “Teste da Vez”.
Rivais tipo B
Durante anos, para ter uma picape grande, o motorista não podia ter apenas CNH B, até porque, o mercado contava apenas com a Ram 2500. Isso mudou em 2020, com o lançamento da 1500, a primeira entre as grandonas com possibilidade de ser conduzida por qualquer motorista, até chegar as principais rivais, Ford F-150 e Chevrolet Silverado.
A Rebel, configuração de entrada e de estilo esportivo da 1500, a picape sai por sonoros R$ 494.990. A principal – e única direta – rival é a F-150 Lariat (R$ 479.990), ou seja, R$ 15 mil a menos. Por enquanto, a Silverado conta apenas com a opção High Country (R$ 537.850), uma versão de entrada está prevista para este ano para brigar com as duas concorrentes.
“Micro-ônibus”
Como qualquer picape grande disponível no mercado atualmente, a 1500 Rebel chama – muito – atenção pelo tamanho avantajado. As medidas da caminhonete são para lá de generosas, ela mede impressionantes 5.929mm de comprimento, 2.012mm de altura, 2.029mm de largura e incríveis 3.672mm de entre-eixos.
Para se ter uma ideia, os Fiats Mobi e 500e, os menores veículos do grupo vendidos no Brasil, têm um comprimento total menor do que o entre-eixos da 1500 Rebel. O interior da picape é mais espaçoso que muita kit-net por aí. Com isso, ela leva cinco passageiros com extremo conforto e sem nenhum aperto, mesmo que sejam adultos grandes.
Por dentro, o gigante teto solar panorâmico, de abertura na parte frontal, passa a sensação de ainda mais espaço. A cabine tem como destaque a gigante tela da central multimídia de 12 polegadas e instalada na vertical, o acabamento com detalhes em vermelho nas portas, volante, painel e console central, apontando para o lado esportivo da picape.
Ainda sobre o interior, o acabamento faz um uso abundante de couro, com peças bem encaixadas e sem nenhum tipo de rebarba. Além disso, a 1500 tem inúmeros nichos, que totalizam 151 litros de espaço para guardar coisas na cabine.
Já o visual externo conta com acabamento em preto, principalmente na grade de estilo próprio e que foge ao visto nas demais picapes da marca. O robusto para-choque dianteiro também é em tom escuro, assim como as largas saias laterais e capas dos retrovisores. Na traseira, destaque para a saída de escape duplo para o poderoso motor V8 Hemi.
A caçamba da 1500 é um caso à parte. Primeiro que ela é a única do país a ter duas formas de abertura, tanto a tradicional, quanto para os lados, facilitando o acesso para a área de carga. Segundo, ela conta com exclusivo sistema RamBox, compartimentos colocados nas paredes laterais da caçamba com tranca por chave e 103 litros de espaço cada um.
High-tech
Quando chegou por aqui, a 1500 Rebel tinha um pacote extra batizado de “Level II” pela marca e que agregava ainda mais equipamentos à picape. Atualmente, ele está inserido no valor final da versão, o que deixa a caminhonete grande com uma lista de itens de série de fazer inveja até em veículos de luxo.
Com isso, ela vem com áudio premium Harman Kardon de 900w com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos, head-up display, retrovisor interno digital com tela de LCD que faz uso de uma câmera para exibir as imagens da parte traseira da caminhonete e a inovadora tampa da caçamba.
Na parte da comodidade, ela conta também com a central multimídia Uconnect 4C que pode ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis (navegação embarcada, câmera 360°, comandos do ar-condicionado, que é digital e dual zone, música em execução) e conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
Ela ainda vem com carregamento de smartphone por indução, chave presencial com partida remota, painel de instrumentos com tela colorida e configurável de sete polegadas, bancos com aquecimento e os dianteiros com 12 ajustes elétricos, volante aquecido, pedais com regulagem elétrica de distância, nove portas USB e o teto solar panorâmico.
Na parte da segurança, freio de estacionamento elétrico, comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva, crepuscular e estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e faróis full LED.
Ela ainda vem com piloto automático adaptativo com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem, controle de oscilação de reboque e sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular.
Hemi poderoso
Se a lista de equipamentos ofusca muitos veículos de luxo por aí, sob o capô há um motor tão poderoso que deixa muito esportivo de “boca aberta”. A caixa de força é uma Hemi V8 5.7 de 400 cavalos e bons 56,7kgfm de torque, movida a gasolina. O forte propulsor até conta com sistema de desativação de cilindros para auxiliar no consumo de combustível.
Ou seja, o consumo médio final, apresentado durante nosso teste por Brasília, rodando na cidade, em rodovias e no fora de estrada também, poderia ser ainda mais ostensivo. A 1500 Rebel marcou, ao fim da avaliação, 5.2km/l, um número normal para uma picape deste tamanho e com motorização V8 aspirada.
Aliado ao poderoso motor, a Rebel vem com câmbio automático de oito velocidades, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e, claro, sistema 4×4. Tudo isso faz com que, mesmo com quase seis metros e mais de 2.6 toneladas, a 1500 acelere com facilidade, como se fosse um carro pequeno. O V8 trabalha de forma primorosa.
A cada pisada no acelerador, o motor ronca com vigor, o que deixa a picape ainda mais divertida de guiar e faz a gigante disparar pelo asfalto, com extrema facilidade. Com isso, todas as manobras são feitas de forma tranquila e segura. Mesmo com pneus robustos, ela absorve bem as inúmeras imperfeições do solo, deixando a viagem confortável também.
Estrada a fora
Não é só no asfalto que a 1500 manda bem, fora também. A picape, auxiliada por modernos sistemas e equipamentos, como assistente de descida em rampa, suspensão elevada em 25mm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas, acerto off-road da geometria traseira, amortecedores especiais com reservatórios de óleo.
O sistema de tração ainda conta com caixa de transferência BorgWarner 48-12 do tipo part-time com 4×4 Auto, High e Low, a reduzida. Isso tudo pode ser resumido a um veículo que pode rodar com primor em qualquer terreno. O único cuidado é a questão do tamanho mesmo, tirando isso, qualquer trilha ou terreno acidentado é superado com facilidade.
A opinião do Diário Motor
A 1500 Rebel é daqueles veículos que você bate o olho e pensa, ‘para que um carro tão grande?’. As proporções, como falamos, são para lá generosas, o que também é complicado, já que não é em todo lugar que ela cabe ou passa. Tirando este porém, é uma picape excelente, com um poderoso motor e equipamentos interessantes.
A vida a bordo da gigante é confortável, segura e tecnológica. Não importa qual terreno, ela supera qualquer trajeto com facilidade e conforto. Só uma coisa assusta mais que o tamanho, o preço, afinal, são quase meio milhão de reais. Agora, se dinheiro e espaço na garagem não são problemas, ela é uma ótima opção para quem procura uma picape grande. Vale a compra! Nota: 9,5.
Ficha Técnica
Motor: Hemi V8 5.7 gasolina
Potência máxima: 400cv
Torque máximo: 56,7kgfm
Transmissão: automática de oito velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira e barra estabilizadora na traseira
Freios: a disco nas quatro rodas
Capacidade de carga: 610kg
Dimensões (A x L x C x EE): 2.012 x 2.029 x 5.929 x 3.672mm
Preço: R$ 494.990
1/20
Ps.: Por motivos técnicos, não utilizamos, como de costume, imagens próprias da avaliação, mas sim de divulgação da Ram.