Testamos a Ford Ranger FX4, uma picape aventureira de verdade
Ao contrário da irmã Maverick, a caminhonete média faz jus ao sobrenome off-road e mostra toda sua destreza no 4x4
Nos início dos anos 2000, a Ford criou uma nova nomenclatura para identificar pacotes off-roads para as picapes da marca, a FX4, uma junção do nome da montadora com o termo 4×4 e que, com o tempo, passou a ser utilizado como versões de modelos da americana.
Por aqui, o primeiro modelo a utilizar uma versão batizada de FX4 foi a Maverick, que, como apontamos no nosso “Teste da Vez” dela, não faz jus ao nome. Mas logo após o lançamento da intermediária, menos de um mês depois, a Ford apresentou uma nova configuração para a Ranger, exatamente a com estilo mais aventureiro.
O foco off-road não é novidade para a Ranger, há dois anos, a Ford apresentava a Storm, como configuração quase de entrada, mas com um estilo bem aventureiro. Mesmo com o rápido sucesso da versão, a Ford identificou uma necessidade de uma versão com pegada off-road, mas mais completa e, dessa forma, surgiu a FX4 (R$ 298.790), nosso “Teste da Vez”.
Provavelmente a última configuração inédita da Ranger antes da atualização de geração – nos últimos anos a marca apresentou a Black também –, a FX4, ao contrário da irmã menor, faz jus ao nome, com uma pegada off-road forte e, mesmo baseada em uma configuração intermediária, melhor equipada que a Maverick topo de linha.
Off-road total
Não é de hoje que as montadoras apostam em versões ainda mais off-roads para as picapes, a própria Ford já tinha a Storm antes de apresentar a FX4. E, um dos diferenciais deste tipo de configuração é o visual, com pegada mais aventureiro, além, claro, de itens focados no 4×4.
Dessa forma, na parte do design, a FX4 conta com detalhes exclusivos da versão, como a grade dianteira, e tem partes destacadas em preto fosco e brilhante por toda a carroceria, nos estribos, proteção das caixas de roda, retrovisores, rodas, santo antônio, proteção do para-choque e na própria grade. Os faróis são full LED e contam com máscara negra.
Na traseira e nas laterais, a inscrição FX4 em vermelho se destaca bem, assim como o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto na tampa da caçamba. As lanternas seguem os faróis e também contam com máscara escurecida e o para-choque traseiro é em preto brilhante.
Outros itens exclusivos são o santo antônio tubular com pontos de ancoragem para amarração de equipamentos, os alargadores de paralama, uma faixa cinza na região inferior das portas, estribo tipo plataforma (que facilita o acesso a cabine) e rodas de 18 polegadas com pneus Scorpion AT 265/60, faltou o rack de teto.
Por dentro, a picape conta com bancos de couro com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo material é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. A cabine ainda tem acabamento em preto brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.
Como de costume para uma picape, os materiais são mais rústicos, mas tudo bem acabado e sem qualquer rebarba ou peça mal encaixada. O banco traseiro leva três adultos com certo conforto, claro que com quatro fica melhor. A caçamba tem capacidade para 1.023kg, faltou apenas o protetor de série. Sem ele, qualquer carga pode arranhar a pintura.
Intermediária
A FX4 é baseada na versão XLT, logo abaixo da Limited – a Ford bem que poderia ter feito como a Nissan, e ter utilizado a topo de linha para “montar” a opção aventureira, como a Frontier Platinum e Pro-4X. Com isso, os equipamentos são, como imaginado, intermediários. Mas ainda assim, ela conta com itens que a Maverick FX4 não tem.
Na parte da segurança, ela vem com sete airbags, controles de tração, estabilidade, anticapotamento e adaptativo de carga, auxiliares de partida e descida em rampa, câmera de ré, sensores de estacionamento e de chuva, piloto automático, luz de circulação diurna e faróis full LED.
Ela conta também com ar-condicionado digital dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, duas telas de LCD no painel de instrumentos, central multimídia SYNC 3 com display de oito polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de fechamento da tampa da caçamba e sistema de conectividade FordPass Connect.
O sistema permite, entre outros, comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o hodômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.
A grande estrela
A FX4 conta com o melhor conjunto mecânico que a Ford oferece no Brasil, quando o assunto são os utilitários. Ela utiliza o poderoso motor 3.2 de cinco cilindros que gera 200 cavalos 47,8kgfm de torque, aliado a tração 4×4, direção elétrica, câmbio automático de seis velocidades e suspensão aprimorada.
Com o consagrado conjunto, a FX4 faz bonito no asfalto. O forte propulsor faz a picape acelerar bem, claro que há o corriqueiro delay de motores diesel turbo, mas assim que a turbina “enche”, ela dispara. Mas mesmo esse clássico atraso é pouco sentido, o que deixa as acelerações, saídas em velocidade e ultrapassagens bastante otimizadas e seguras.
A direção elétrica é outro ponto alto, com ela é fácil de manobrar a Ranger, mesmo com seus 5.354mm de comprimento. E, por ser progressiva, em alta velocidade, o volante fica “na mão” do motorista, não passando nenhuma sensação de perda de controle.
A suspensão é um caso à parte. Desde o facelift da linha Ranger, realizado em 2019, o sistema atua de forma primorosa. Mesmo com a caçamba vazia, ela não quica muito, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. Mas como a FX4 utiliza pneus AT, no asfalto, ela não é tão macia como a Limited, por exemplo. Agora, na terra, ela se sobressai.
Longe do asfalto
O sistema 4×4 da Ranger, assim como o poderoso motor, já é um velho conhecido. Consagrado, o conjunto atua de forma primorosa e, na FX4, consegue ir além, graças aos pneus de uso misto. Com eles, mesmo no fora de estrada, a sensação é de estar rodando por uma via bem calçada, lisa e sem defeitos.
Esse conforto no off-road é garantido pelos pneus e sistema de suspensão. Em vias normais, apenas sem asfalto, não há necessidade nem de utilizar o 4×4 para deixar a viagem mais confortável. Agora, ao encarar um caminho mais severo, ela continua “trabalhando” como se estivesse em uma rodovia bem asfaltada.
Ao encarar uma trilha mais pesada, basta ativar o modo 4×4 que a picape encara subidas – ou descidas – com cascalho solto, valas, desníveis sem esforço. Durante nosso teste, não foi necessário ativar a reduzida em momento algum, muito também por causa dos pneus, que trabalham bem, mesmo em obstáculos mais complexos, a FX4 superou todos com facilidade.
Em descidas, o auxiliar ajuda o motorista a focar apenas na direção, sem se preocupar com o pedal de freio. Sobre o consumo, a FX4 não foi das melhores, mas rodamos muito por trechos off-roads e, em muitos momentos, com o 4×4 ativado, o que justifica – em partes – o alto gasto, mas deveria ter sido um pouco melhor. Ao final do teste, ela marcou 8.3km/l.
A opinião do Diário Motor
Ao contrário da irmã Maverick, a Ranger FX4 faz bonito em várias ocasiões, seja na cidade, rodovia, no asfalto ou fora dele. A caminhonete tem um 4×4 primoroso que faz os desafios mais difíceis parecerem fáceis e de simples superação. Sem falar no potente motor, que faz a picape acelerar bem e deixa a direção até divertida, algo raro para este tipo de veículo.
O grande porém, como sempre, é o preço. Afinal, são quase R$ 300 mil em uma picape que não é topo de linha, apesar de ser bem equipada para uma intermediária – sempre pode ser melhor, claro, mas ela não faz feio. Para quem procura um veículo que faz bonito na cidade e na ida à fazenda, a Ranger FX4 é uma excelente opção. Vale a compra! Nota: 9.
Ficha Técnica
Motor: 3.2 turbodiesel
Potência máxima: 200cv
Torque máximo: 47,9kgfm
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira e eixo transversal na traseira
Freios: a disco nas quatro rodas
Capacidade de carga: 1.023kg
Dimensões (A x L x C x EE): 1.848 x 1.860 x 5.354 x 2.261mm
Preço: R$ 298.790
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