Saiba quais foram as picapes mais vendidas de 2023 por categoria
Oficialmente, entre compactas, intermediárias, médias e grandes, o mercado brasileiro conta com 21 representantes das caminhonetes
Como já vimos, as caminhonetes, contando todos os tamanhos, foi o terceiro segmento que mais emplacou unidades no Brasil em 2023. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 402.982 picapes comercializadas no último ano, o que representou 18,5% do total do mercado de veículos leves.
A categoria é também uma das que mais tem representantes disponíveis oficialmente no país. Ao todo, dentre os mais variados tamanhos (compactas, intermediárias, médias e grandes) e marcas, são 21 modelos diferentes. Além disso, fora os SUVs, foi o segmento com o maior número de novidades em 2023, tendo oito importantes movimentações.
Das pequenas às gigantes, todos os segmentos tiveram novidades. Entre as pequenas, a líder de todo o setor automotivo nacional, a Fiat Strada, ganhou motorização turbo – com o conhecido 1.0 T200 da Stellantis – e um novo visual nas opções topo de linha. A única outra representante da categoria, a Volkswagen Saveiro, passou por mais um facelift.
As intermediárias ganharam duas novas representantes de peso, com o “renascimento” da Chevrolet Montana (já figurando em segundo lugar) e a primeira Ram produzida no Brasil: a Rampage. Ainda teve a pioneira entre as picapes híbridas, com a versão Hybrid da Ford Maverick.
As médias não apresentaram muitas novidades, apenas com a nova geração da Ford Ranger e algumas versões diferenciadas da Toyota Hilux. Já entre as grandes, o ano foi movimentado, com a volta da Chevrolet Silverado e, finalmente, com a chegada oficial da Ford F-150. Além delas, a Ram 1500 ganhou uma opção, ainda mais luxuosa: a Limited.
Confira as picapes compactas mais vendidas de 2023:
1/2
Confira as picapes intermediárias mais vendidas de 2023:
1/5
Confira as picapes médias mais vendidas de 2023:
1/7
Confira as picapes grandes mais vendidas de 2023:
1/7
*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores